Novo Vitara, Jimny 4 portas... Suzuki prepara ofensiva de novos SUVs

Novidades com foco no mercado indiano poderiam ser aproveitadas no Brasil
Suzuki Vitara 2019

Suzuki Vitara 2019 | Imagem: Divulgação

Ao contrário do Brasil, onde a Suzuki registra participação de mercado discreta, no mercado indiano a subsidiária local Maruti Suzuki responde por uma boa parte dos carros novos vendidos por lá, figurando entre as marcas líderes no ranking de emplacamentos. Não por acaso, o braço regional da marca japonesa concentra o desenvolvimento de projetos voltados ao país, muitos deles também destinados aos mais diversos mercados emergentes onde a Suzuki está presente.  

Nesta semana o Autocar India traz uma interessante apuração local sobre a ofensiva de novos modelos, em especial nos diferentes segmentos de SUVs, que a Maruti Suzuki prepara para os próximos meses. 

Vale a pena acompanharmos de perto essas novidades, uma vez que muitas delas guardam relação com o portfólio que a Suzuki oferece no Brasil. 

Um dos projetos que começou a vir à tona há cerca de dois anos e só agora parece ter recebido sinal verde é o inédito Jimny 4 portas.

Prometendo entregar uma carroceria prática e mais versátil em relação ao Jimny atual, a previsão é que o utilitário 4 portas conte com aproximadamente 3,80 m de comprimento e, quem sabe, um porta-malas um pouco maior em relação ao Jimny em sua geração mais recente. 

Certamente seria uma novidade que cairia bem no mercado brasileiro, sobretudo por oferecer mais conforto aos passageiros, podendo ainda transportar efetivamente uma família, por exemplo. 

Projeção de Kleber Silva antecipando o inédito Suzuki Jimny com 4 portas
Projeção de Kleber Silva antecipando o inédito Suzuki Jimny com 4 portas
Imagem: Kleber Silva

SUV pequeno

Outra novidade que a Maruti Suzuki desenvolve na Índia é o projeto YTB, apontado como um SUV pequeno, do porte de modelos como Hyundai Venue, Nissan Magnite, entre outros. A categoria é extremamente competitiva na Índia e repleta de concorrentes, porém, devido a boa aceitação desses produtos, torna-se difícil para uma marca de alto volume, como é o caso, não atuar no segmento. 

A categoria em questão mostra-se promissora também no Brasil, onde por aqui podemos apontar como representantes o Fiat Pulse, VW Nivus, CAOA Chery Tiggo 3X, entre outros, que atuam em uma faixa de preço abaixo dos SUVs compactos convencionais. 

Resta saber se, importado, um modelo do porte do projeto YTB chegaria ao Brasil oferecendo preço competitivo. Ao contrário do Jimny 4 portas, que traz uma concepção peculiar e voltada ao off-road, modelos como os SUVs pequenos precisam entregar bom custo-benefício. 

Projetos interessantes para o Brasil

Outro projeto que chama a atenção na futura gama Maruti Suzuki – este sim com possibilidades reais de ser aproveitado no Brasil – é o YFG. De acordo com as informações apuradas pelo site indiano, o produto em questão poderá ser o sucessor do Vitara e ser projetado sobre a plataforma DNGA da Daihatsu, divisão de baixo custo da Toyota.  

A Maruti Suzuki e a Toyota contam com um acordo de colaboração por lá e a previsão é que o resultado do projeto YFG ofereça comprimento na casa de 4,30 m, portanto fique posicionado com um rival de Hyundai Creta, entre outros SUVs compactos. 

Por fim, outro projeto interessante da Maruti Suzuki diz respeito ao Y17, que pode vir a ser um SUV 7 lugares acessível, segmento que promete ganhar força também em nosso mercado. 

O SUV em questão pode se tornar o SUV topo de linha da Suzuki e trazer uma proposta interessante, que poderia ser muito bem aproveitada também aqui no Brasil pelos importadores da marca japonesa. 

Detalhes sobre o projeto são escassos, mas é possível dizer que ele deverá se aproximar de modelos como o Dacia Bigster, Hyundai Creta Grand, entre outros. 

Suzuki Vitara 2019
Suzuki Vitara 2019
Imagem: Divulgação
Tags