Novos Civic, Tiggo 2 e Yaris são registrados no Brasil

Sedã da Honda deve ganhar nova geração. CAOA Chery e Toyota passarão por alterações visuais em breve
Facelift para o Tiggo 2 revelado na China

Facelift para o Tiggo 2 revelado na China | Imagem: Reprodução internet

Um dos caminhos para se descobrir quais carros podem estar a caminho do Brasil é olhar os registros do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Neles, as montadoras efetuam os pedidos de patente para proteger futuros modelos que devem chegar ao nosso mercado de cópias inapropriadas.

Em fevereiro, os registros do INPI mostraram alguns novos carros que devem desembarcar por aqui nos próximos meses. O AUTOO flagrou importantes lançamentos que estão prometidos para o Brasil. O Instituto concedeu a patente para a nova geração do Honda Civic e para as reestilizações do CAOA Chery Tiggo 2 e do Toyota Yaris.

Honda Civic

O novo Honda Civic agora registrado por inteiro no INPI
O novo Honda Civic agora registrado por inteiro no INPI
Imagem: Reprodução

A nova geração do sedã da Honda foi apresentada como protótipo no ano passado, devendo ser revelado nos mercados globais a partir do segundo trimestre de 2021. Por aqui, sua patente já foi garantida pela montadora. Enquanto sua fabricação no Brasil ainda é dúvida, a marca pode estar preparando terreno para importar o Civic ao país. 

O sistema de iluminação dianteiro traz formato bem afilado e com refletores para lâmpadas de LED.  O para-choque traseiro parece idêntico ao conceito, mas a lanterna traseira aparenta ser mais comprida que a do protótipo, além de perder as lâmpadas de LED. O volante definitivo deve adotar um formato de três raios. Já o painel mostra uma barra horizontal que vai do volante até a porta do passageiro, integrando as saídas de ar, além de um abrigo maior para receber o painel de instrumentos, que deve ser digital. 

Os atuais motores 2.0 aspirado e 1.5 turbo devem ser mantidos em alguns mercados, mas devem receber a companhia de um novo conjunto motriz híbrido. Conforme o AUTOO apurou com exclusividade, a Honda vai descontinuar o Civic nacional quando sua atual geração alcançar seu fim de ciclo. Tudo leva a crer, portanto, que a marca talvez ainda ofereça o modelo no Brasil importando o sedã de outra região.

CAOA Chery Tiggo 2

A CAOA Chery patenteou o novo visual do Tiggo 2
A CAOA Chery patenteou o novo visual do Tiggo 2
Imagem: Reprodução

O primeiro facelift para o SUV de entrada da CAOA Chery no Brasil apareceu na China em 2020. Seu novo visual já foi patenteado por aqui também. Esteticamente, o Tiggo 2 recebeu uma revisão no visual da parte frontal. Grade frontal, para-choque e faróis são novos. O conjunto de iluminação provavelmente deverá ser em LED e conferiu traços bem mais esportivos e modernos para o modelo.

Internamente o Tiggo 2 também passará por aprimoramentos no painel, volante e para a central multimídia. Em termos de motorização, a novidade deverá estrear um novo propulsor 1.0 turbo turbo flex capaz de entregar mais de 160 cv de potência e 25 kgfm de torque. O arcaico câmbio automático de quatro marchas também deve ser substituído por um CVT.

Toyota Yaris

A Toyota prepara uma reestilização para a dupla Yaris
A Toyota prepara uma reestilização para a dupla Yaris
Imagem: Reprodução

Por último, a marca japonesa também conseguiu as patentes de um facelift para a linha Yaris, tanto hatch quanto sedã. O visual que aparece nos registros é similar ao visto no Toyota Vios que já foi apresentado na Ásia. Com isso, os carros devem ganhar iluminação full-LED para a versão topo de linha do modelo. 

Em conjunto com a novidade, a grade frontal foi revista, bem como o para-choque e os faróis de neblina. Na parte traseira, as lanternas ganharam uma nova assinatura luminosa, enquanto, na parte lateral, as rodas de liga leve passam a contar com novo design. Além das mudanças visuais leves, os novos Yaris não devem mudar muito, mantendo o conjunto mecânico também.