Exclusivo: Honda pode encerrar produção nacional do Civic em 2022

Medida, caso se concretize, já encontra paralelo em outros mercados globais
Honda Civic 2017

Honda Civic 2017 | Imagem: Divulgação

Produzido no Brasil há mais de 20 anos, o Honda Civic é uma referência dentro do portfólio da marca japonesa e conquistou uma notável reputação em nosso mercado. Ao lado do Toyota Corolla, o sedan médio da Honda figura como uma das escolhas preferidas do público nacional dentro da categoria.

Contudo, o avanço cada vez maior dos SUVs sobre diversos segmentos e a preferência do público crescendo a cada dia por esse tipo de carroceria, a Honda pode promover uma mudança estratégica significativa no Brasil.

Segundo apuração do Autoo, a fabricante deverá encerrar a produção nacional do Civic em 2022. Caberá à nova geração do City atuar como o três volumes da marca no país, inclusive por conta do modelo mais acessível demandar processos produtivos menos complexos em relação ao atual sedan médio da Honda.

Procurada pelo Autoo para comentar as informações levantadas por nossa equipe, a Honda declarou apenas que “não comenta esse tipo de especulação”. 

A sexta e a décima gerações do Honda Civic: passado e futuro reunidos na pista
A sexta e a décima gerações do Honda Civic: passado e futuro reunidos na pista
Imagem: Divulgação

Caso, de fato, a medida venha a se concretizar, o Brasil será mais um dos países em que a Honda optou por rever a oferta do Civic. Também produzido na Turquia desde 1997, o modelo será descontinuado por lá em 2021. A mesma medida foi adotada no Reino Unido. Até mesmo no Japão, onde conta com uma rica trajetória, o Civic em sua carroceria sedan deixará de ser comercializado por conta da baixa procura, permanecendo apenas a variante hatchback oferecida aos japoneses. Recentemente, nos EUA, a Honda também optou por tirar de linha o Civic cupê alegando uma sensível queda na demanda pelo modelo, permanecendo apenas com o sedan em sua gama. Inclusive a nova geração do Civic três volumes deve estrear por lá dentro de dois anos. 

Ao que tudo indica, aqui no Brasil a Honda pode conferir um destaque cada vez maior para a gama City, inclusive oferecendo de forma inédita o City hatch no país. Certamente, por ser um modelo de alto volume de vendas, a fabricante precisará alocar sua estrutura para a produção do compacto. 

Vale a pena lembrarmos que a próxima geração do Honda HR-V também deverá tornar-se maior e mais sofisticada, podendo figurar como uma boa alternativa aos donos do Civic atual que podem considerar uma migração de segmento. Vamos seguir de perto os próximos passos da marca. Acompanhe!

Honda Civic 2020
Honda Civic 2020
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!