Novos EcoSport, C3, Gol e Punto chegam em agosto

Jipinho da Ford e hatch da Citroën ganham nova geração; VW e o Fiat, recebem reestilizações para enfrentar seus novos rivais

O novo EcoSport custará mais de R$ 50.000 | Imagem: AUTOO

Citroën, Fiat, Ford e Volkswagen vão começar o segundo semestre de 2012 fazendo barulho. Segundo apurou o AUTOO Carros, o quarteto de fabricantes prepara o lançamento de importantes produtos no período entre o final de julho e começo de agosto próximos.

Quem pensa em comprar um carro novo, em especial um compacto ou então um jipinho, se esperar mais um mês e meio terá ainda mais opções, algumas “quentinhas”. Apenas nessa tacada mudarão Citroën C3 e Ford EcoSport, estreando novas gerações, ao passo que VW Gol/Voyage e Fiat Punto vêm com reestilizações.

Ford EcoSport

Talvez o carro mais esperado do ano no mercado brasileiro, a nova geração do EcoSport ainda nem chegou e já está dando o que falar. E bem. No geral, o jipinho da Ford vem sendo elogiado pelo visual moderno e acabamento melhorado, embora ninguém ainda saiba como ele se comporta em movimento. Mas se depender das opções de motorização já divulgadas pela marca isso não deverá ser um problema. O novo Eco terá opções 1.6 (da família Sigma) e 2.0 (Duratec), ambos já utilizados nos modelos New Fiesta e Focus com sucesso. Haverá ainda opção de câmbio automático e tração 4x4 para a versão com motor de dois litros, como ocorre na linha atual.

A Ford ainda não divulga nenhuma infomação sobre preços, mas concessionários já confirmam que o EcoSport 2013 não custará menos que R$ 50.000. Serão ao menos três versões de acabamento – XLT, Freestyle e Titanium – com diferentes listas de equipamentos e itens de decoração. A montadora está preparando até um versão com 7 lugares, com dois bancos rebatíveis no assoalho do porta-malas.

Citroën C3

Outra nova geração que chega em julho é a do Citroën C3. “Queridinho” do público feminino, o hatch francês que não muda desde 2008 vai evoluir e ficar parecido com o modelo fabricado na França. Só não será igual pois a operação brasileira da montadora dos chevrons economizou alguns milhões no desenvolvimento da versão nacional, que, apesar do novo visual, ainda manterá uma série de componentes da série atual.

Compacto “Premium”, o novo C3 deve ganhar novos equipamentos de conforto e praticidade, como ar-condicionado dual zone e até GPS já embutido no painel. Já na parte de motorização, o principal destaque será a introdução do motor 1.6 Flex Start – o mesmo do Peugeot 308 -, que dispensa o tanquinho de gasolina auxiliar para partidas. Por conta da atualização, os preços do veículo também devem subir a ponto da versão de entrada bater na faixa dos R$ 40.000 – o modelo atual parte de R$ 38.490.

Volkswagen Gol

Até o VW Gol, o carro mais vendido do Brasil, vai ganhar novidades no segundo semestre. Para manter seu reinado, a montadora investirá na receita mais conhecida no mercado nacional: facelift e atualização de conteúdo. Conforme apuramos, o compacto popular da Volkswagen vai receber em agosto uma nova cara, parecida com a do Fox mais recente, e seu interior ganhará mais itens, hoje opcionais, e detalhes de acabamento mais refinados.

A montadora, entretanto, não vai mudar um parafuso sequer nos motores, hoje disponíveis nas opções 1.0 e 1.6. No compasso do Gol, o sedã Voyage também receberá as mesmas mudanças. Já as novidades para linha Saveiro são para mais adiante.

Fiat Punto

Outro carro que vai mudar para manter sua competitividade no mercado nacional é o Fiat Punto. O hatch compacto premium fabricado em Betim (MG) vai ganhar uma atualização muito semelhante a do mesmo carro à venda na Europa, cujo nome até mudou para “Punto Evo” – esse nome também pode ser usado no Brasil. São basicamente alterações no visual, com reestilizações das porções frontal e traseira do veículo de acordo com o padrão mundial da marca, além de uma completa reformulação do interior, com novo desenho de painel e console e materiais de acabamento mais, digamos, reluzentes – a marca vai usar e abusar de plástico laqueado na cabine do Punto 2013.

Não espere, portanto, mudanças na parte mecânica do Punto, até porque não há do que reclamar, em especial das versões equipadas com os motores 1.6 e 1.8 da gama E.torQ. No mais, a Fiat manterá o bloco 1.4 Fire na série de entrada e o câmbio automatizado Dualogic desde a versão intermediária Essence e o modelo esportivo T-Jet também continuará disponível com as devidas mudanças na passagem para a linha 2013, que chega às concessionárias no começo de agosto.