Novos Sandero, Stepway e Logan são apresentados na Europa

Geração que estreia a linha 2021 ganha motor turbo, sistemas de segurança ativa, mais espaço e segurança
Acima os novos Stepway e Sandero

Acima os novos Stepway e Sandero | Imagem: Divulgação

Após revelar os primeiros detalhes no início do mês, a Renault e sua subsidiária Dacia apresentaram a nova geração dos modelos Sandero, Logan e Sandero Stepway na Europa nesta terça-feira, 29. Confirmando a expectativa, o grupo francês promoveu uma mudança completa na família de compactos, que evoluíram em todos os sentidos.

Agora que são construídos sobre a plataforma CMF, a mesma do Clio, os três modelos se beneficiaram de avanços técnicos que permitiram oferecer mais segurança e um conjunto mecânico mais eficiente que passa a contar com propulsores de três cilindros aspirado e turbo e um novo câmbio CVT. A Dacia, por outro lado, abandonou a motorização a diesel, uma tendência no Velho Continente.

Confira as novidades:

Avanços

O hatch compacto é o mais bem sucedido da família, mas é o que menos surpreendeu. Segundo a Dacia, o Sandero está agora 1 cm mais baixo mas preservando uma distância do solo de 13,3 cm. O modelo passa a contar com luzes de LED que ampliaram o facho de iluminação em 37% em comprimento e 9% em largura.

A montadora salienta que o Sandero agora está mais ergonômico e com acabamento de melhor qualidade. O porta-malas passa a oferecer 328 litros de capacidade e que possui assoalho ajustável em altura. Na Europa, o modelo oferece ajuste de altura e profundidade do volante e possui uma alavanca de câmbio mais curta. A direção, por sua vez, é assistida eletricamente, com 36% menos esforço requerido em manobras.

O Stepway conta com altura de solo de 1,74 cm graças aos pneus de maior diâmetro. O modelo também tem como novidade as barras de teto modulares, que podem ser ajustadas para transportar até 80 kg no teto.

Já o Logan é claramente o modelo que mais evoluiu. De um sedã apagado, o novo carro está mais elegante e proporcional.

Novo Sandero Stepway 2020
Novo Sandero Stepway 2020
Imagem: Divulgação

Equipamentos

Entre os equipamentos disponíveis estão ar-condicionado com painel digital, abertura do porta-malas remota, freio de estacionamento elétrico, câmera de estacionamento, sensores dianteiros e traseiros de distância e limpadores automáticos. A Dacia promete ainda oferecer teto solar em 2021.

A Renault diz que os modelos contarão com três centrais multimídias, a Media Control, Media Display e Media Nav. A primeira, no entanto, é um suporte para smartphone que pode ser conectado via Bluetooh ou USB.

 

Segurança

A plataforma CMF proporcionou uma maior rigidez da carroceria que reforçou a segurança em impactos. Na Europa, os três são oferecidos com seis airbags de série, limitadores de carga dos cintos, pré-tensionadores e sistema de chamado de emergência.

A marca também passa a listar sistemas de segurança ativa como assistente de frenagem de emergência, aviso de ponto cego, assistente de estacionamento e de partida em rampa.

Motores e câmbios

Como se imaginava, a Dacia adotou uma nova família de motores mais eficientes com 1.0 litro e três cilindros. O SCe 65, disponível para o Sandero e o Logan, está associado a um câmbio manual de cinco velocidades enquanto o TCe90, turbo, pode ser equipado com câmbio manual de seis marchas ou CVT. A marca não forneceu detalhes sobre desempenho e consumo até o momento.

Além deles, a Dacia também incluiu uma versão bicombustível que usa gasolina ou gás LPG. Todos os motores também podem funcionar com sistema Start-Stop.

 

Dimensões

O Sandero está quase 3 cm mais longo, 11 cm mais largo e quase 4 cm mais baixo que o modelo brasileiro. O porta-malas, por sua vez, ganhou 8 litros comparado ao nosso hatch, resultado semelhante no caso do Stepway.

Já o Logan beira os 4,4 metros de comprimento, ou 5 cm mais longo que o modelo nacional. A altura é quase 3 cm menor comparada à 2ª geração. O porta-malas pode transportar até 528 litros de bagagem, 18 a mais que o sedã brasileiro. A Renault afirma que o carro passou a contar com uma distância entre-eixos maior, porém, não forneceu números.

Os novos modelos devem chegar a vários mercados europeus nas próximas semanas e o Logan será vendido sobretudo no Leste Europeu além de Espanha e Marrocos.

 

 

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa