Falta pouco para conhecermos o futuro “baby Creta”, uma vez que a novidade está prevista para surgir em abril deste ano durante o Salão de Nova York. A novidade, que utilizará o nome Hyundai Styx, será um SUV menor e mais acessível em relação ao Creta e acaba de ser flagrado finalizando os últimos testes antes da revelação definitiva, como nos antecipa a fan page Ferd.

Pelas imagens, é possível notar que o Styx vai compartilhar com o Creta a proposta de ser um SUV mais robusto, com boa altura em relação ao solo e traços bem marcantes para a carroceria, atributos que o público em geral espera encontrar em um utilitário esportivo e certamente colabora muito para o sucesso comercial do Creta por aqui.

A Hyundai, quando procurada pelo Autoo, declarou que não tem intenção de entrar nesse novo segmento que o Styx vai desbravar, porém é bom ficarmos de olho no modelo uma vez que rivais importantes da Hyundai começaram a enxergar com muita atenção a nova categoria de SUVs com cerca de 4 metros de comprimento ou menos.

A Volkswagen, por sua vez, prepara um SUV bem semelhante ao futuro Hyundai Styx que será derivado do projeto do novo Gol. A ideia é que esse novo SUV figure como uma alternativa mais acessível ao T-Cross ou mire naqueles clientes que desejam apenas um SUV mais adequado para o uso urbano e não precisam de muito espaço interno. Fato é que o novo T-Cross já chega ao mercado com um preço ligeiramente acima dos concorrentes e sem muitas opções mais baratas muito provavelmente para já acomodar esse futuro SUV subcompacto no portfolio de produtos.

As chinesas CAOA Chery e JAC já atuam nesse novo segmento há alguns meses com o Tiggo 2 e o T40, respectivamente.

Sabe-se que a Jeep também tem nos planos a criação de um modelo menor ou mais acessível do que o Renegade.

Capacidade produtiva

Claro que é cedo para afirmar alguma coisa, mas vale a pena também levarmos em consideração o anúncio realizado nesta segunda-feira (11) pela Hyundai sobre o aumento da capacidade produtiva de sua fábrica de Piracicaba (SP).

Com aprimoramentos obtidos graças a um investimento de R$ 125 milhões na unidade, a Hyundai vai aumentar a produção no local dos atuais 180 mil carros/ano para 210 mil unidades oriundas do local. Para tanto, a fábrica paulista passou por melhorias em diversas áreas, principalmente nas estruturas de solda, pintura e montagem.

A própria Hyundai explica que o salto na produção ocorre por conta da demanda do mercado por carros compactos e SUVs. Ainda neste ano a marca deverá apresentar uma série de aprimoramentos para o HB20, o que certamente vai incrementar a busca pelo modelo.

Talvez a produção de um modelo como o Styx por aqui, que também teria demanda elevada, possa até mesmo justificar o investimento em uma nova unidade fabril no país, uma vez que Piracicaba já opera com mais de 90% de sua capacidade instalada.

Vamos acompanhar de perto os próximos passos da Hyundai no país.

 
 
Flagra do Hyundai Styx em testes antes do lançamento
 
Flagra do Hyundai Styx em testes antes do lançamento
Flagra do Hyundai Styx em testes antes do lançamento
Flagra do Hyundai Styx em testes antes do lançamento
 
Flagra do Hyundai Styx em testes antes do lançamento
Flagra do Hyundai Styx em testes antes do lançamento
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/