O nome é ESF 2009 e o visual, bem, o visual é de um carro de corrida. Antes de pensar que a Mercedes-Benz esteja preparando sua entrada na Nascar americana, dê uma olhada melhor nas inscrições da carroceria. Exato. O modelo é o sedã S400 Hybrid, uma versão ecológica do carro mais luxuoso da marca alemã, porém, com outra missão: ser o automóvel mais seguro do mundo.

Para isso, a fabricante não poupou recursos e equipou o ESF 2009 com tudo que há de mais moderno em tecnologia relacionada à segurança. Vejamos alguns exemplos:

- o carro traz um novo tipo de airbag de cortina. Em vez de ficar nas janelas, ele está instalado entre os bancos para evitar o choque dos ocupantes

- os cintos de segurança receberam bolsas de ar semelhantes aos airbags tradicionais.

- um gigantesco airbag está instalado na parte inferior do carro. Em caso de choque iminente, ele é acionado e serve para criar resistência no solo e a levantar a frente do veículo, evitando assim o chamado mergulho de frenagem.

- os bancos do veículo se movem para dentro em caso de choque lateral.

Além deles, há também os chamados sistemas de segurança ativa, que evitam o acidente, entre eles, o sensor que freia o carro de acordo com a velocidade do veículo à frente. Mas a novidade que chamou a atenção é o “metal inflável”, estruturas que podem se expandir para reduzir o impacto das batidas.

Tudo isso parece futurista, mas certamente chegará aos carros de série da marca em breve e, dentro de alguns anos, poderá ser visto em automóveis mais baratos, assim como ocorreu com os primeiros airbags.

Conheça os carros mais vendidos do Brasil nos últimos 10 anos

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/