Onix e Prisma ganham câmbio automático

Modelos da Chevrolet são os únicos de suas categorias equipados com uma caixa de 6 velocidades; preços começam em R$ 43.390

A cor Blue Sky é novidade na linha 2014 | Imagem: GM

A General Motors quer levar o câmbio automático para as camadas mais populares do mercado. A marca anunciou nesta terça-feira (16) a chegada dos modelos Onix e Prisma em versões equipadas com transmissão automática sequencial de 6 marchas na linha 2014.

O Onix nessa configuração tem preço inicial de R$ 43.390 na versão LT e R$ 47.190 na top de linha LTZ. Já o Prisma com a novo câmbio começa em R$ 46.390 na primeira opção de acabamento e R$ 49.990 no modelo com pacote de itens superior. Segundo a Chevrolet, os carros chegam à rede de concessionárias até o final de julho.

Avaliação: Chevrolet acerta na mão com o Onix

“Quanto mais conteúdo, mais demanda um carro tem. O consumidor está cada vez mais interessado em carros com câmbio automático. Com esses modelos vamos popularizar a transmissão automática”, aposta Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM do Brasil. O Onix automático é o terceiro modelo do gênero mais barato do Brasil, atrás apenas do Renault Sandero (R$ 40.680) e Peugeot 207 AT (R$ 41.990).

Conforme contou Mahnke durante a apresentação dos carros, o mix de vendas esperados para as versões automáticas será de 10% no volume do Onix e 20% para o montante de emplacamentos do Prisma.

Avaliação: Novo Prisma faz esquecer o antigo em todos os sentidos

A caixa automática presente nos veículo é a GF6, a mesma presente nos modelos Cruze, Sonic (hatch e sedã), Spin e Cobalt. A montadora, todavia, afirma que o câmbio que equipa o Onix e Prisma da linha 2014 já é de uma “segunda geração”, com melhorias que tornam as trocas de marcha mais suaves e até 50% mais rápidas, como explica a marca.

A configuração de 6 marchas é exclusiva da GM nos segmentos onde os novos produtos atuam. Entre os concorrentes estão modelos com câmbio automáticos de 4 marchas e o automatizados (com embreagem robotizada) de 5 velocidades.

Tanto o hatch como o sedã são impulsionados pelo motor 1.4 flex capaz de gerar até 106 cv e torque máximo de 13,9 kgfm com etanol – com gasolina os números caem para 98 cv e 13 kgfm. Conforme número da montadora, o Prisma automático acelera do 0 aos 100 km/h em 12 segundos e o Onix cumpre a mesma prova em 11,9 s (quando abastecidos 100% com etanol). Já a velocidade máxima de ambos é de 171 km/h.

Mais itens na linha 2014

Além do câmbio automático, a linhas 2014 de Onix e Prisma também tem modificações nos modelos com câmbio manual de 5 marchas – a marca afirma ter melhorado o funcionamento da caixa – e o motorista agora encontra na cabine desses carros botões de acionamento automático para abertura da portinhola do combustível e do porta-malas. Outra novidade é a opção de pintura “Blue Sky”.

Os modelos com câmbio automático ainda trazem de série controle de eletrônico de velocidade de cruzeiro (Cruise control) com comandos no volante.