Se os carros importados vêm causando problemas para as montadoras instaladas no Brasil, os fabricantes de pneus passam por situação muito pior. Hoje, quase a metade do que se vende no país é importada de países como Argentina, Coréia do Sul e China.

Com preços bem mais em conta e vendas concentradas em supermercados, os pneus estrangeiros acabam levando vantagem pela facilidade de compra embora durem menos e tragam menos tecnologia.

É essa a explicação da Bridgestone, uma das gigantes do setor, dona da marca Firestone, que acaba de ganhar um pneu de alta tecnologia voltado para os carros compactos, o Multihawk.

Mais avançado, o pneu tem dutabilidade 20% maior que seu antecessor além de contribuir para a redução do consumo do carro em cerca de 10%. Parece mágica pensar que um pneu possa influenciar assim o carro, mas Marco Antonio Bueno, diretor de marketing da empresa, cita um exemplo bastante interessante: “certa vez fizemos um teste com duas Ferraris, uma atual e outra da década de 80. A mais nova recebeu pneus usados e antiga, pneus novos. Adivinha quem andou mais rápido?”, nos perguntou Marco. Sim, a Ferrari antiga.

Segundo a empresa, os preços do Multihawk serão os mesmos dos pneus F-570 e F-590, que saem de linha depois de vinte anos em produção. A expectativa é retomar participação no mercado, mas o modelo será vendido apenas na rede de lojas autorizadas. “Para os supermercados, temos duas outras linhas mais simples”, disse Bueno.

Se é impossível brigar com os preços praticados pelas importadoras, a esperança é que o consumidor passe a ser cada vez mais exigente: “nos modelos mais sofisticados, o cliente leva em conta não só a durabilidade como também a tecnologia empregada, mas nos veículos mais baratos o preço continua sendo o principal argumento de venda. A tendência, no entanto, é que mesmo esse consumidor fique mais antenado com esses aspectos daqui para frente”, explica o diretor da Bridgestone.

As versões do Multhawk disponíveis são as seguintes:

165/70R13 79T - Fiat Palio, Uno e Mille; Chevrolet Celta, Classic e Prisma; VW Gol; Ford Ka
175/70R13 82T - Fiat Uno, Mille, Palio e Siena; VW Gol; Renault Logan e Sandero; Peugeot 207
175/70R14 84T - Fiat Uno Way; VW Gol e Voyage
175/65R14 82T - Fiat Palio; Chevrolet Corsa e Prisma; Ford Fiesta; Renault Clio
185/70R14 88T - Fiat Uno, Palio e Siena; VW Gol; Renault Logan e Sandero; Peugeot 207
185/70R13 86T - Para modelos fora de linha
185/65R14 86T - Fiat Uno, Palio e Siena. VW Gol; Renault Logan e Sandero; Peugeot 207

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/