Para ficarmos de olho: futuro SUV 7 lugares da Dacia poderá ter opção híbrida

Novidade poderá ser revelada no ano que vem e trazer um bom pacote
Projeção de Kleber Silva sobre o futuro SUV 7 lugares em desenvolvimento pela Dacia

Projeção de Kleber Silva sobre o futuro SUV 7 lugares em desenvolvimento pela Dacia | Imagem: Kleber Silva

Considerando iniciativas recentes, como a Jeep com seu terceiro modelo produzido em Goiana (PE) e a ótima aceitação do VW Tiguan Allspace no Brasil, tudo o que envolve futuros SUVs 7 lugares pede nossa atenção.

Um projeto interessante será conhecido até o fim do ano que vem e teria condições de chegar ao mercado brasileiro para posicionar a Renault de uma maneira bem competitiva nessa classe de veículos, em especial considerando a escassez de ofertas de modelos 7 lugares mais acessíveis no Brasil.

Estamos falando do inédito SUV 7 lugares que a Dacia, subsidiária de baixo custo da Renault, desenvolve na Europa. Por lá, a novidade será o sucessor do Dacia Lodgy, uma minivan com três fileiras de assentos que integra a família composta por Logan e Sandero e registra uma sensível queda nas vendas por conta da migração dos consumidores para os utilitários esportivos.

O futuro SUV, apontam informações de bastidores, atende pelo nome de projeto RJI e será construído sobre a plataforma CMF-B, a mesma sobre a qual as novas gerações de Logan e Sandero são construídas, bem como os renovados Renault Clio e Captur, além do Nissan Juke.

Uma plataforma mais versátil e, sobretudo, robusta é necessária para o inédito SUV 7 lugares em desenvolvimento pela Dacia uma vez que ele precisará ter comprimento e entre-eixos generosos por conta das três fileiras de assentos, acomodando seus 7 passageiros da melhor maneira possível.

Segundo notícias apuradas pela imprensa especializada europeia, é provável que o utilitário esportivo seja movido pelos motores 1.0 e 1.3 da Aliança Renault-Nissan, ambos com turbo e injeção direta para aprimorar a eficiência. A novidade envolvendo o projeto é que uma variante híbrida plug-in baseada na conjunto propulsor E-Tech poderia ser introduzida também para o futuro SUV 7 lugares.

Já presente em modelos como o Clio e o Captur vendidos na Europa, o sistema E-Tech combina o motor 1.6 a combustão com outros dois propulsores elétricos para entregar de 140 a 160 cv dependendo do porte do modelo. Híbrido plug-in, o conjunto propulsor E-Tech é capaz de conferir boa autonomia em modo 100% elétrico aos modelos onde é aplicado. O alcance pode variar em torno de 50 a 65 km também dependendo do automóvel. 

Posicionado acima do Duster, o inédito SUV 7 lugares contará com um bom pacote de equipamentos de série e assistentes de condução orientados para aprimorar a segurança. Entre eles devem figurar o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos, entre outros.

A previsão é que a novidade será apresentada na Europa por volta da metade do ano que vem, com o início das vendas ocorrendo entre o fim do próximo ano e o começo de 2022.

Além da Dacia/Renault, vale a pena relembrar que a Hyundai também desenvolve uma variante 7 lugares tomando por base a nova geração do Creta. Os dois, certamente, seriam produtos muito interessantes também para o nosso mercado. Vamos acompanhar.

Projeção de Kleber Silva para o futuro SUV 7 lugares em desenvolvimento pela Dacia
Projeção de Kleber Silva para o futuro SUV 7 lugares em desenvolvimento pela Dacia
Imagem: Kleber Silva
Tags

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa