Para testar a reação do público, RAM 1500 será exposta no Salão de São Paulo

Com recursos como suspensão a ar e câmbio de 8 marchas, modelo pode incomodar as picapes médias
RAM 1500 2016

RAM 1500 2016 | Imagem: Divulgação

A vida das picapes médias está longe de estar tranquila nos últimos meses. Além da concorrência no andar de baixo com os modelos de porte compacto-médio, como a Fiat Toro e a Renault Oroch, a norte-americana RAM agora quer fisgar os clientes das versões topo de linha de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e companhia. Para tanto, a fabricante vai exibir o modelo 1500 no Salão de São Paulo, que abre as portas para o público na próxima quinta-feira (10).

Gigantona, a RAM 1500 tem 5,81 m de comprimento, número bem superior aos 5,33 m de uma Toyota Hilux SRX, a versão mais cara da picape média líder do segmento. Mesmo assim, a RAM 1500 parece “compacta” frente aos 6,03 metros da RAM 2500

Com requintes de carro de passeio, um status que as picapes ostentam nos EUA há um bom tempo, a RAM 1500 traz até suspensão a ar. Seu motor é um 3.0 V6 a diesel de 243 cv que trabalha em conjunto com um câmbio de 8 marchas para ajudar no desempenho e na economia de combustível. Com convém a um utilitário, a picape também oferece tração 4x4.

Por dentro a lista de equipamentos de conforto e segurança segue com 6 airbags, teto solar, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, sistema de som “premium” com 9 alto-falantes e subwoofer e sistema de chave presencial que permite a abertura das portas e da caçamba além da partida por botão.

Atualmente a RAM 2500 é oferecida na Brasil por R$ 259.900. Considerando que a Hilux SRX é tabelada em R$ 189.970, é bem possível que a RAM 1500 chegue ao mercado por algo em torno de R$ 200.000 a R$ 220.000. A FCA ainda não bate o martelo sobre a chegada da picape ao nosso mercado, ressaltando que “existe a intenção de trazê-la”. Um bom termômetro para a marca decidir seguramente será a receptividade do público durante o Salão de São Paulo. De qualquer forma, seguramente a RAM 1500 mexeria bem com o segmento.