Em busca de consolidar sua imagem os chineses estão investindo alto em modelos e um posicionamento superior no segmento automotivo.

Depois da Lifan com seu X80, modelo que ultrapassa os R$ 130.000, e a JAC, que no começo de 2019 vai importar o T80 ao Brasil com valor semelhante, a CAOA Chery também quer mostrar que tem fôlego para disputar mercado em segmentos com preços na casa dos seis dígitos.

Durante entrevista para Silvio Menezes do programa Carro Arretado, o próprio Carlos Alberto Oliveira Andrade confirmou que a CAOA Chery vai comercializar os carros da Exeed no Brasil a partir de 2019. A empresa em questão é uma submarca de luxo da Chery na China e foi criada com o objetivo de encarar automóveis de BMW, Audi e demais fabricantes premium.

Como você já conferiu aqui no Autoo, a gama Exeed foi revelada pela Chery no Salão de Frankfurt, em setembro de 2017. Como não poderia ser diferente nos dias de hoje, o modelo escolhido para inaugurar a marca foi um SUV, no caso o TX.

Com caráter mais nobre dentro da marca chinesa, o Exeed TX inaugurou até mesmo uma nova plataforma dentro da marca, a M3X, que pode acomodar várias opções de conjuntos propulsores eletrificados.

No modelo apresentado em Frankfurt há pouco mais de um ano, o TX contava com as variantes híbrida, híbrida plug-in e propulsão somente elétrica. Em sua variante plug-in, o TX combina um motor 1.5 a gasolina com outro propulsor elétrico de 115 cv. Nessa configuração, o TX conta com tração integral e transmissão de dupla embreagem com 7 marchas. Segundo a Chery, o Exeed TX plug-in é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos, alcançar 200 km/h de velocidade máxima e obter um consumo combinado de excelentes 55,5 km/l.

Com a bateria carregada, o TX híbrido plug-in é capaz de se deslocar por até 70 km somente no modo elétrico desde que a velocidade não ultrapasse 120 km/h. O modelo também contará com um sistema de carregamento rápido que permite alcançar 80% da capacidade da bateria em 30 minutos. Quando conectado a uma tomada de 220V, o conjunto de baterias leva 4 horas para alcançar a carga máxima.

A Chery faz questão de destacar que a gama Exeed “foi projetada de acordo com as mais altas referências europeias, realizando parcerias com os melhores fornecedores do mundo e incorporando um brutal e rigoroso programa de desenvolvimento para o SUV”.

O sistema de tração integral, por exemplo, foi desenvolvido em parceria com a Dana e a BorgWarner, enquanto a central multimídia com tela de 10” e o painel digital de 7” são fornecidos pela Bosch.

O Exeed TX terá opção de rodas de liga leve até o aro 19” e uma série de assistentes de condução como alerta de ponto cego, detector de fadiga, aviso de saída da faixa de rodagem, entre outros. O modelo também terá, além do airbag frontal duplo, as bolsas laterais e de cortina.  

César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/