Peugeot apresenta novo protótipo 90X

Modelo para corridas de longa duração agora tem motor V8 diesel e melhorias aerodinâmicas

Peugeot 90X | Imagem: divulgação

Campeã das 24 Horas de Le Mans em 2009, a Peugeot quer voltar ao topo da categoria com a nova versão do protótipo 908, o 90X. Ainda focada no desenvolvimento de motores turbodiesel de alta performance, a marca francesa preparou para o monoposto um novo motor V8, que substitui o bloco V12 utilizado anteriormente, obedecendo o novo regulamento da prova.

Mesmo com o motor menor, a potência do 90X segue quase a mesma. Varia entre 550 cv e 600 cv, de acordo com a fabricante, e a parte aerodinâmica da bolha foi aprimorada. O modelo também dispensou o KERS, equipamento que acumulava energia cinética das frenagens e a convertia em eletricidade para depois despeja-la nas rodas ao comando do piloto, para obter mais velocidade.

Ainda em relação ao protótipo anterior, o novo carro também passa a ter o motor totalmente coberto pela carroceria. A Peugeot ainda redesenhou o exaustor traseiro, uma das peças responsáveis por manter o carro no chão em velocidades altíssimas, que normalmente passam dos 320 km/h. Já informações sobre desempenho a fabricante mantém em segredo.

Mas antes de disputar a tradional corrida francesa, que acontece em setembro, o 90X fará sua estreia nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, em 19 de março. Depois disso, o modelo entra na disputa da Intercontinental Le Mans Cup.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas