Com nova plataforma, Peugeot Citroën foca cada vez mais em modelos eletrificados

Entre este ano e 2025 os modelos do conglomerado vão migrar para a nova arquitetura
Citroën CXperience Concept revelado em 2016

Citroën CXperience Concept revelado em 2016 | Imagem: Divulgação

Notícia relevante foi informada pelo Grupo PSA nesta quarta-feira (29). As marcas do conglomerado, com destaque para a Peugeot e a Citroën, contarão com uma nova plataforma para modelos eletrificados chamada eVMP (Electric Vehicle Modular Platform).

Segundo o conglomerado, a nova arquitetura vai atender veículos de médio e grande porte que serão lançados a partir de 2023. A plataforma eVMP vai compreender desde sedans até SUVs que serão introduzidos em diversos mercados e o processo de migração para a nova arquitetura começa a partir deste ano, com a previsão de ser finalizado em 2025, realça o grupo francês. Com isso, no longo prazo, a companhia pretende sair das duas plataformas multienergia atuais para duas plataformas 100% eletrificadas nos próximos anos.

Para atender a diferentes tipos de aplicações e necessidades, a eVMP contempla conjuntos propulsores híbridos bem como os completamente elétricos. A PSA destaca que a plataforma pode acomodar baterias de 60 a 100 kWh, dependendo do modelo, o que resultará em uma autonomia que pode chegar a 650 km de acordo com os padrões mais recentes de medição.

Segundo a PSA, a capacidade de acomodar 50 kWh por metro de entre-eixos é uma referência para o atual mercado de carros elétricos.

Pensada para atender da melhor forma possível a construção de carros eletrificados, a bateria principal do sistema ficará acomodada entre os eixos dos automóveis que tomam como base a plataforma eVMP, uma solução que favorece a distribuição de peso e melhora também a dirigibilidade do carro, preservando o espaço na cabine para os passageiros e bagagens.

Citroën CXperience Concept revelado em 2016
Citroën CXperience Concept: modelos de médio e grande porte da PSA terão nova plataforma eletrificada
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!