Vendas diretas levam Peugeot à melhor participação de mercado em 9 anos

Administração da Stellantis promete colocar Peugeot e Citroën na trilha do crescimento
Peugeot 208 2022

Peugeot 208 2022 | Imagem: Divulgação

Ao englobar marcas relevantes no contexto automotivo regional, com destaque para a Fiat e a Jeep, é natural que a Stellantis torne-se o conglomerado automotivo líder em vendas na América do Sul.

Em paralelo, uma tendência interessante envolvendo a nova gigante automotiva é o reforço na estratégia comercial e no leque de produtos que veremos aqui no Brasil envolvendo as marcas Peugeot e Citroën.

Uma constatação relevante divulgada pela Peugeot nos últimos dias é o fato de que em outubro a marca conquistou 2% de participação de mercado, melhor resultado da companhia nos últimos 9 anos. O percentual engloba automóveis e comerciais leves.

No mês passado, como você confere no ranking do AUTOO, a marca conquistou 3.020 consumidores no país, volume que só fica atrás dos 3.074 emplacamentos alcançados em julho.

O resultado de emplacamento de outubro traz números ainda mais impressionantes: se comparado a outubro de 2020, a Peugeot cresceu 150% e alcançou um resultado de 2% de participação de mercado, desempenho que não atingia desde agosto de 2012. Ou seja, o melhor resultado em mais de nove anos”, destaca a empresa em comunicado. 

Já no acumulado deste ano, o resultado da Peugeot segue tão animador quanto. 

Leia também: 
Nova geração do Citroën C3 é revelada! Estreia no Brasil será em 2022
Stellantis quer recuperar potencial de Peugeot e Citroën no Brasil
Vendas milagrosas do Peugeot 208, 2008 e Citroën C4 Cactus perdem embalo


De janeiro a outubro de 2021, a francesa mais do que dobrou suas vendas no país, com um salto de 147% na procura pelos modelos da marca em relação ao mesmo período de 2020. 

Isolando os efeitos da pandemia, foram emplacados 30,7% mais veículos em relação ao mesmo intervalo de 2019, quando a empresa totalizou 17.596 unidades comercializadas. 

Atual modelo mais acessível da Peugeot no Brasil, o hatch compacto 208 é o produto mais vendido pela marca. 

No acumulado até outubro, o 208 alcançou cerca de cinco vezes mais unidades vendidas (12.878), quando comparado ao mesmo período do ano passado (2.211). Mesmo num cenário onde o segmento B Hatch ficou 20,5% menor, com 364.513 vendidas em 2021, enquanto em 2020 totalizou 458.304”, pontua a empresa. 

Vale destacar que, segundo dados da Fenabrave, do total de emplacamentos do Peugeot 208 ao longo de 2021, 77% do total (9.926) foi adquirido na modalidade venda direta, o que engloba a compra por frotistas, empresas, consumidores PcD, entre outros. 

No caso da Citroën, a marca irmã da Peugeot registrou um crescimento de 78% nas vendas em outubro de 2021 quando comparado ao mesmo mês do ano anterior. 

Já no acumulado desde janeiro, a Citroën comercializou 17.510 veículos, o que representa um crescimento de 57% em um mercado que cresceu 8% no mesmo período. 

Atualmente o C4 Cactus é o único automóvel de passeio comercializado pela marca no Brasil. A gama completa é composta pelos veículos comerciais das gamas Jumpy e Jumper. 

Para 2022, está confirmada a estreia da nova geração do Citroën C3 nacional, que será produzida em Porto Real (RJ). A novidade promete preço competitivo e uma proposta inovadora entre os hatches compactos.

Nova geração do Peugeot 208 produzida na Argentina
Nova geração do Peugeot 208 é produzida na Argentina para abastecer os mercados locais
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa