Pneus run flat: saiba os prós e contras antes de comprar

Será que a vantagem de poderem rodar depois de furados é o suficiente?
Pneu run flat nem sempre é uma boa opção,  principalmente em rodas grandes de perfil baixo de esportivos

Pneu run flat nem sempre é uma boa opção, principalmente em rodas grandes de perfil baixo de esportivos | Imagem: Divulgação

Lembro de ter testado a eficiência de um pneu run flat em pista fechada, no interior de São Paulo. Na época, a novidade impressionou pela praticidade e segurança de poder continuar rodando, mesmo que em velocidade reduzida, depois de um furo na banda de rodagem. Mas esse tipo de pneu também suas desvantagens. Portanto, vale saber quais são os pontos positivos e negativos antes de decidir se valem a pena.

1- Preço

A primeira questão sobre os pneus run flat é o preço. Por causa da estrutura reforçada, eles são bem mais caros que os convencionais, chegando a custar o dobro em alguns casos.  Mas é bom lembrar que se você  tiver o hábito de sempre verificar a pressão dos pneus e prestar atenção na estrada, é bem provável que não terá nenhum furo pelo caminho.

Neste caso,se quiser economizar um bom dinheiro, vale optar por um conjunto de pneus convencionais de boa qualidade em vez de um run flat. Porém, terá que ter no carro um estepe, além de macaco e ferramentas, ou ainda um selante de pneus.

2 - Conforto

Com as laterais mais espessas, os pneus run flat são mais rígidos e pesados que os convencionais, o que acaba os deixando mais barulhentos em quase todas as situações.  Claro que isso não  deve incomodar a grande maioria, além de que basta aumentar um pouco mais o volume do rádio para se esquecer deste detalhe.

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No entanto,  devido à sua construção rígida, os pneus run flat também contribuem para uma condução mais dura e afetam o comportamento do carro. Embora isso não seja óbvio em um modelo sofisticado ao dirigir em estradas boas, em ruas esburacadas, ou dentro de um carro esportivo, você sentirá até as menores imperfeições.Se você mudar para pneus regulares, notará  que o carro anda com mais conforto e adere melhor à estrada, principalmente nas curvas em alta velocidade.

3- Praticidade limitada

Há quem pense que ao instalar pneus run flat no carro se está completamente livre de se preocupar com furos e pode rodar normalmente em qualquer circunstância. Mas isso não é verdade, já que esse tipo de pneu, uma vez furado, suporta o peso do carro até 80 km/h e as fabricantes recomendam que você não dirija mais de 80 km para não correr o risco de falhas. 

Então, se se você estiver usando run flats e tiver um furo que resulte em perda total de pressão, você terá que encontrar uma loja de pneus ou borracharia que não esteja a mais de 80 km de distância. E mais: as paredes laterais do pneu não terão a mesma rigidez que tinham antes do furo, portanto, não conseguirão sustentar o peso do veículo caso ocorra outro furo, e sua falta de rigidez provavelmente afetará a dirigibilidade.

Não é à toa que os fabricantes de pneus run flat e técnicos de pneus recomendam substituir o pneu furado por um novo. Você não terá esse problema com um pneu comum, a menos que o furo seja grande ou ocorra em uma das paredes laterais

4 - Maior risco de danificar as rodas

A rigidez de um pneu run flat também oferece maior risco de ter as rodas danificadas mais  rapidamente do que os pneus normais. Como as paredes laterais são muito mais rígidas e o peso total do pneu é maior, mais pressão será colocada nas rodas, principalmente ao bater em um buraco ou no meio-fio.

Vale lembrar que se as rodas forem forjadas, além de não tão grandes e o perfil do pneu não for baixo, as chances disso acontecer é menor.  Caso contrário, a probabilidade de aparecerem trincas é razoável. Pode-se ter o mesmo problema com pneus comuns se não for cuidadoso, mas é muito menos provável porque as paredes laterais flexíveis absorvem melhor o impacto.

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