Por até R$ 136 mil, qual carro é mais vantajoso? Chevrolet Tracker ou Montana?

SUV e picape são feitos sobre a plataforma modular GEM, na qual também é montada a dupla Onix e Onix Plus
Por quase o mesmo preço é possível levar um Chevrolet Tracker LT ou uma Montana na mesma versão

Por quase o mesmo preço é possível levar um Chevrolet Tracker LT ou uma Montana na mesma versão | Imagem: Divulgação

Apesar de pertencerem a segmentos diferentes, o SUV Chevrolet Tracker e a picape Nova Montana têm em comum a arquitetura modular GEM (Global Emerging Markets) da General Motors  - que permite a fabricação de diversos tamanhos de veículos do grupo - a qual também são construídos o hatch Onix e o sedã Onix Plus.

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Mas fora essa similaridade, de resto tudo é diferente neles, incluindo o conjunto motriz e claro, o tamanho e, portanto, a proposta que cada veículo tem a oferecer.

Mas não se preocupe caso você esteja na dúvida de qual dos modelos escolher para começar 2024 de carro novo. Tomamos o cuidado de selecionar dois dos segmentos que mais tiveram crescimento em vendas. Além disso, esmiuçamos cada detalhe do SUV e da picape para você colocar na ponta do lápis o que compensa mais do ponto de vista racional. Vamos a eles?


Chevrolet Tracker

Chevrolet Tracker 2023
Chevrolet Tracker é o SUM compacto da GM com boa relação entre custo e benefício
Imagem: Divulgação

O Tracker já está na terceira geração, lançada por aqui no início de 2020, e é fabricado na planta da Chevrolet em São José dos Campos, SP, ao contrário da segunda, importada do México.

Um dos pontos positivos é exatamente a sua construção, como dito acima. Bem elaborado, o crossover ganhou a pontuação máxima (5 estrelas) nos testes de impacto do respeitado programa de avaliação independente de carros novos para América Latina o Caribe Latin NCAP. Durante a avaliação, o modelo, que já vem equipado de série com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), só ganhou uma observação a respeito do teste de impacto lateral de poste.

Na área lateral não esmagada do SUV foi observado fogo, mais precisamente na região onde fica o pré-tensionador do cinto de segurança. Segundo a publicação, houve também dificuldade para soltar o cinto de segurança. Após ser notificada, a Chevrolet realizou um recall para instalação de proteção do isolador acústico do carpete e pré-tensionadores dos veículos.

A posição elevada de dirigir e o espaço interno melhor aproveitado são favorecidos pelas dimensões do Tracker. Ele conta com 4,27 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Não é superior ao da Montana, mas é um modelo que possui bom tamanho, principalmente para estacioná-lo nas vagas mais apertadas. Para seu porte, até que o porta-malas de 393 litros se sai bem para um casal ou família pequena com no máximo duas crianças. 

O conjunto motriz é formado pelo motor turbinado 1.0 tricilíndrico, 12 válvulas que trabalha em conjunto com o câmbio automático de seis marchas. Segundo dados de fábrica, são 116 cv de potência seja no etanol ou gasolina e torques de 16,8 kgfm (etanol) e 16,3 kgfm (gasolina). Com isso, o SUV de 1.228 kg sai da imobilidade até os 100 km/h em 10,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 177 km/h. No consumo, o Tracker faz: 7,8 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e, na gasolina, 11,2 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, de acordo com o Inmetro.


Chevrolet Montana

Chevrolet Montana 2023
Chevrolet Montana chegou para brigar com Fiat Toro e companhia e bom nível de conforto
Imagem: Divulgação

A Montana já tem 20 anos de carreira no Brasil. “Nasceu” como uma picape do segmento “pequeno” cuja plataforma era a mesma do Corsa C. Vinha só com cabine simples e duas opções de motorização, 1.4 e 1.8, mas a partir da segunda geração, com a base do Agile, a oferta se restringiu só a 1.4.

A terceira geração cresceu em todos os sentidos. Agora tem 4,71 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,65 m de altura e 2,80 m de entre-eixos, e foi pensada para serviços leves. Mesmo assim, até que ela goza da razoável capacidade de carga para sua posição de 

“média compacta”. São até 874 litros de capacidade na caçamba e 628 kg de carga útil, superior ao da Renault Oroch, com seus 683 litros, mas com 650 kg de carga. Em compensação, perde para a Fiat Toro no volume da caçamba (937 litros) e na carga útil (750 kg).

Considerada robusta, a Montana está equipada com propulsor 1.2 12V turbo de três cilindros de 133/132 cv e torque de 21,4/19,4 kgfm e transmissão manual de seis velocidades. Juntos são suficientes para levá-la de zero a 100 km/h em 11,7 segundos e atingir a velocidade final de 180 km/h, números bons para um veículo de 1.282 kg. Quanto ao consumo, ela faz 8,3 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada com etanol e 12 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, números ligeiramente melhores ao do Tracker.


O que cada carro tem a oferecer em equipamentos?

Chevrolet Tracker 2024
Chevrolet Tracker ainda não tem a mesma central multimídia da Montana, que vem com tela integrada ao cluster
Imagem: Divulgação
  • Chevrolet Tracker

Por R$ 136 mil  (pintura sólida), o Tracker na versão 1.0 12V LT já vem com banco traseiro bipartido e rebatível, bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, sistema de som com conjunto de seis alto-falantes, abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave “Easy Entry”, partida sem chave “Easy Start”, indicador de nível de vida de óleo, controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante, transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual, além de outros itens que completam o recheado pacote do SUV.

  • Chevrolet Montana

A Nova Montana, por sua vez, vendida por R$ 131.450 (pintura metálica), é a mais comedida na lista de itens de série, porém seu nível de equipamentos ainda é excelente. Traz: protetor de caçamba, tampa traseira com abertura por botão elétrico sensível ao toque ("touchpad") com alívio de peso na subida e descida, ganchos para amarração de carga no interior da caçamba (8 ganchos), capota marítima, iluminação na caçamba nos dois lados e rack de teto para amarração de bagagens extras e acendimento automáticos dos faróis através de sensor crepuscular.


O que ambos têm em comum?

Chevrolet Montana 2024
Chevrolet Montana 2024 é mais atual que o Tracker, do qual conta com uma série de itens em comum
Imagem: Divulgação

Independente da sua escolha, ambos oferecem uma infinidade de itens de série voltados para o conforto e, principalmente, à segurança de seus passageiros. Entre os principais, podemos destacar: direção elétrica progressiva, ar-condicionado, controles de rádio e do celular no volante, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em aclive, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem (EBD).

Ha também computador de bordo com informações de viagem, do veículo e consumo, entrada USB dupla para o banco traseiro, OnStar + Conectividade Chevrolet + Wi-Fi e chevrolet MyLink (com Tela LCD sensível ao toque de 8", integração com smartphones através do Android Auto e Apple Carplay, rádio AM-FM, função Audio Streaming, Bluetooth para até 2 celulares simultaneamente, entrada USB dupla - tipo A e tipo C).

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