Pelo mesmo preço, vale mais a pena o Honda ZR-V ou o HR-V topo de linha?

Lançado recentemente, o primeiro vem do México e usa a base do sedã Civic; o segundo é nacional e traz motor flex
Honda ZR-V é oferecido em versão única por quase o mesmo preço do HR-V Touring, o mais equipado  da linha, com motor 1.5 turbo

Honda ZR-V é oferecido em versão única por quase o mesmo preço do HR-V Touring, o mais equipado da linha, com motor 1.5 turbo | Imagem: Divulgação

Os SUVs definitivamente vieram para ficar e o grande desafio das montadoras, em meio a enxurrada de modelos, é lançar algo realmente novo e não apenas um rostinho bonito na multidão. Para isso, cada fabricante aposta no que sabe fazer de melhor.  O mais recente lançamento vem da Honda com o ZR-V, um SUV médio importado do México que usa a mesma plataforma do Civic, mas não tem motorização turbo, híbrida e tampouco flex. Porém, a marca aposta no conforto e espaço interno “à la Civic”.

VEJA TAMBÉM:

A Honda está oferecendo seu novo carro por R$ 214.500 na pintura sólida, mas por um valor aproximado há a opção de levar o HR-V - já como modelo 2024 também - na cor especial perolizada branca Topázio que custa a mais R$ 2.300, ou R$ 198.100.

Como é de praxe, não há opcionais e para equiparar em valores com o ZR-V - diferença de R$ 16.400, o cliente pode contar com a extensa linha de acessórios originais e personalizar o seu HR-V. Só o jogo de frisos na Auto Japan, por exemplo, sai por R$ 1.090.

Agora se você é do tipo que adora uma novidade e quer compartilhar essa conquista com seus familiares, o ZR-V aposta no espaço interno, ainda que o porta-malas de 389 litros deixe a desejar para o seu porte. Afinal, são 4,56 m de comprimento! No entanto, seus 2,65 m de entre-eixos, 1.84 m de largura e 1,61 m de altura proporcionam melhor aproveitamento de espaço na cabine.

Apesar disso, ZR-V fica devendo na motorização, pois não oferece, nem mesmo como opção, um propulsor turbinado e tampouco flexível. Nesse caso, a unidade é o “defasado” 2.0 aspirado a gasolina sem injeção direta, originado do Civic. No SUV, ele rende 161 cv a 6.500 rpm e 19,1 kgfm a 4.200 rpm. A transmissão é do tipo CVT.

Honda ZR-V 2024
Honda ZR-V 2024 é oferecido em versão única e apenas com motor 2.0 a gasolina, pelo menos por enquanto
Imagem: Divulgação

No caso do HR-V, o conjunto motriz é o Vtec turbo flex com injeção direta de combustível de 1,5 litro que garante 177 cv a 6.000 rpm e 24,5 kgfm logo nas 1.700 rpm. Comparando estes dados, fica evidente que o HR-V tem a proposta voltada à esportividade e o ZR-V ao conforto, com destaque para a suspensão traseira Multi-link, outra herança do Civic. No caso do primeiro, o eixo traseiro é composto por barra de torção.

Quanto ao consumo, segundo a Honda, o HR-V faz 7,9 km/l na cidade e 8,8 m/l na estrada com etanol e 11,3 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com gasolina. Já o ZR-V, de acordo com a fabricante japonesa, os números são: 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, lembrando que o modelo só é movido a gasolina. 

O IPVA é outro ponto-chave que pode te ajudar na decisão de qual modelo comprar. No caso do novo ZR-V, fizemos a média e o valor é 9% a mais em relação ao HR-V, lembrando que os preços variam para cada Estado.  Já o valor do seguro do ZR-V, sai em média 9,5% mais caro, mas novamente frisando que o índice calculado é apenas referencial, só para vocês terem uma base, pois tudo vai depender do perfil dos motoristas que vão conduzir cada um dos veículos. 


Mas o que cada SUV tem a oferecer?

Honda HR-V 2023
Honda HR-V topo de linha vem com motor 1.5 turbo com injeção direta de combustível, mas eficiente que o 2.0 aspirado do ZR-V
Imagem: Divulgação

Seja qual for o modelo a escolher, você estará amparado pela boa confiabilidade Honda, serviços de pós-venda bem avaliado e todos resolvidos com boa pontuação em sites como o “Reclame Aqui”, além de revisões com preços tabelados. 

Além disso, o pacote de itens de segurança é bem recheado e ambos já trazem estrutura de deformação progressiva ACE (Advanced Compatibility Engineering), alarme de segurança com imobilizador ECU, freios com sistemas ABS e EBD (Anti-Lock Braking System / Electronic Brake Distribution), EBA (Emergency Brake Assist) - assistente de frenagem de emergência, freio de estacionamento eletrônico EPB (Electric Parking Brake) com função Brake Hold e muito mais… No entanto, no ZR-V são oito airbags (dois frontais, dois laterais, dois de joelhos (motorista e passageiro) e dois de cortina) enquanto que no HR-V são seis (dois airbags frontais, dois laterais e dois de cortina).

Ambos trazem o Honda Sensing, sistema de assistência ao motorista que utiliza dois tipos de sensores e controla, por exemplo, o sistema de velocidade de cruzeiro (vulgo piloto automático), mantendo uma distância segura em relação ao carro à sua frente. Além disso, ele comanda o sistema de frenagem para mitigação de colisão (CMBS), sistema de permanência de faixa (LKAS), sistema para mitigação de evasão de pista (RDM) e ajuste automático de farol (AHB).

Na lista voltada para o conforto há sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com aviso sonoro, quadro de instrumentos com tela de 7 polegadas, banco do motorista com ajuste elétrico, carregador de celular por indução e ar-condicionado digital automático Dual Zone que curiosamente no ZR-V que é mais caro não vem com ventilação para os ocupantes traseiros.

Mas, por outro lado, o SUV mais caro traz: teto solar; parabrisa acústico, capaz de filtrar ruídos externos, aumentando o conforto acústico no interior do veículo; sistema de som com oito alto-falantes (no HR-V são apenas quatro); desligamento automático dos faróis programável (no HR-V, ele desliga após 15 segundos) e tela multimídia de 9 polegadas com interface para smartphones com Apple CarPlay™ e Android Auto™ (no HR-V o sistema tem 8 polegadas). 

Pense bem qual deles é o que se encaixa melhor nas suas necessidades e gostos e boa compra.

Siga o AUTOO nas redes: Instagram | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Honda ZR-V é oferecido em versão única por quase o mesmo preço do HR-V Touring, o mais equipado  da linha, com motor 1.5 turbo

Honda ZR-V é oferecido em versão única por quase o mesmo preço do HR-V Touring, o mais equipado da linha, com motor 1.5 turbo

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa