Projeções: o que já podemos antecipar do VW Tiguan 2025

Próxima geração do SUV médio contará com plataforma mais sofisticada e foco na eletrificação; saiba mais
Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do VW Tiguan

Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do VW Tiguan | Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Como reportamos recentemente, apesar do Volkswagen Tiguan Allspace contar com a importação ao Brasil suspensa desde 2021, a marca alemã não desistiu de oferecer o SUV médio em nosso país.

É fato que a segunda geração do SUV obteve uma notável aceitação por aqui, em especial graças à versatilidade e o amplo espaço interno da opção 7 lugares.

A produção do modelo, contudo, sofreu um forte abalo em decorrência da pandemia, o que mexeu com os planos da VW para lançar o facelift do Tiguan Allspace no Brasil. 

Enquanto ainda não sabemos se a VW retomará a importação do SUV atualmente vendido na Europa ou vai aguardar a estreia definitiva da próxima geração, é fato que já podemos antecipar alguns detalhes sobre o que podemos esperar para a futura evolução completa do modelo. 

Evolução

De acordo com apurações da mídia especializada europeia, a terceira geração do Volkswagen Tiguan deverá ser apresentada em 2024, inaugurando o modelo 2025 do SUV. 

Segundo alguns flagras recentes, que serviram de base para as projeções do designer Kleber Silva, o Tiguan 2025 vai adotar traços com curvas mais proeminentes e uma linguagem de design próxima da família de elétricos ID. 

Até mesmo a parte frontal do SUV médio fará referência aos modelos 100% elétricos, porém respeitando as necessidades de um automóvel térmico, como uma tomada de ar adequada ao resfriamento do propulsor. 

É esperado que o projeto do Tiguan 2025 tomará como base a plataforma MQB Evo com alguns aprimoramentos, o que também permitirá um foco ainda maior em conjuntos mecânicos eletrificados. 

Ao menos na Europa, uma das opções que devem figurar como base para os conjuntos mecânicos do novo Tiguan deverá ser o motor 1.5 TSI Evo2, que, combinado com propulsores elétricos em catálogos híbridos plug-in, deverá resultar em potência na casa de 272 cv dependendo da versão. 

Não está prevista uma configuração 100% elétrica para a nova geração do Tiguan, uma vez que a VW tem na gama ID produtos específicos com este tipo de propulsão. 

O SUV médio, portanto, seguirá concorrendo com modelos como o Peugeot 3008, Kia Sportage, entre outros, os quais ainda têm grande relevância de suas versões exclusivamente térmicas ou híbridas em diversos mercados ao redor do mundo. Vamos acompanhar de perto! 

Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do VW Tiguan
Projeção de Kleber Silva para a próxima geração do VW Tiguan
Imagem: Kleber Silva/KDesign AG

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!