O que muda no novo VW Tiguan Allspace, que chegará ao Brasil em 2022

Rival do Jeep Commander, SUV 7 lugares da marca alemã voltará ao mercado apostando forte na tecnologia
Volkswagen Tiguan Allspace 2022

Volkswagen Tiguan Allspace 2022 | Imagem: Divulgação

Quem visita hoje o site comercial da Volkswagen no Brasil já não encontra mais o Tiguan Allspace figurando entre os modelos à venda no país.

O motivo para isso é natural, uma vez que a fabricante prepara-se para lançar o interessante facelift do SUV 7 lugares em nosso mercado, aprimoramento revelado em maio deste ano na Alemanha.

Modelo que contou com uma aceitação notável aqui no Brasil em sua presente geração, que trouxe como um dos destaques a opção das três fileiras de assentos, a família Tiguan segue muito importante na estratégia global de SUVs da marca.

Somente o Tiguan Allspace, segundo dados da VW, já soma mais de 1,5 milhão de emplacamentos ao redor do mundo desde sua estreia em 2017.

Seguindo o irmão com carroceria convencional, o facelift para o Tiguan Allspace trilhou o mesmo caminho, com aprimoramentos sutis na parte externa, mas uma evolução notável no nível de tecnologia presente no SUV.

Reforço na tecnologia

Uma das novidades relevantes fica por conta da introdução da tecnologia IQ.Drive Travel Assist, recurso interessante em especial em um modelo amplamente focada no uso rodoviário em viagens com a família e amigos.

O IQ.Drive Travel Assist atua combinando o piloto automático adaptativo (ACC) com o assistente de permanência em faixa (Lane Assist), permitindo que o SUV possa manter, de maneira automática, a distância segura em relação ao carro a frente, bem como manter o veículo centrado na direção correta.

Nas versões automáticas, o IQ.Drive Travel Assist opera em velocidades entre 0 e 210 km/h, aprimorando a segurança na estrada. O sistema é semelhante ao Pilot Assist oferecido nos carros da sueca Volvo, por exemplo.

Volkswagen Tiguan Allspace 2022
Volkswagen Tiguan Allspace 2022
Imagem: Divulgação

O novo Tiguan Allspace também recebeu o sistema de iluminação IQ.Light baseada em uma matriz de LED que garante alta eficiência, bom campo de visão e ainda evita ofuscar os motoristas em sentido contrário.   

Ao menos na Europa, o facelift para o Tiguan Allspace foi acompanhado da introdução no modelo da central multimídia mais avançada da marca, a MIB3, que oferece um amplo leque de serviços conectados na região. O aparelho também permite espelhamento de smartphones via Apple CarPlay e Android Auto, ambos sem a necessidade do uso de cabos.

Ainda na cabine, as versões mais sofisticadas do Tiguan Allspace receberam um novo sistema de som projetado pela Harman Kardon com 480 W de potência, garantindo uma boa experiência sonora inclusive para os passageiros na terceira fileira de assentos.

Motor mais potente

No continente europeu, o Tiguan Allspace segue com a opção do motor 2.0 TSI sob o capô, onde, por lá, conta com calibrações de 190 cv ou 245 cv, sendo a última a mais provável para chegar ao mercado brasileiro.

Vale lembrar que o Tiguan Allspace R-Line comercializado no Brasil até a linha 2021 contava com 220 cv de potência.  

O novo Tiguan Allspace preserva a transmissão de dupla embreagem com 7 marchas, bem como segue equipado com a tração integral permanente 4Motion.

Na dianteira, basicamente o facelift para o Tiguan Allspace contempla uma evolução no conjunto óptico, acompanhado pela grade frontal e o para-choque. 

Vale destacar que os aprimoramentos para o Tiguan Allspace chegam em uma boa hora para o SUV, já que a concorrência entre os modelos com capacidade para até 7 passageiros tornou-se bem mais acirrada com a estreia do Jeep Commander.

Procurada pelo AUTOO, a Volkswagen antecipa que “está preparando o lançamento do novo Tiguan Allspace” para o mercado brasileiro. A previsão é que a novidade faça sua estreia no início de 2022.