Primas da Chevrolet S10 nos EUA devem perder motor a diesel

Mercado norte-americano, hoje atendido por um 3.6 V6 a gasolina e um 2.8 turbo diesel, ficará apenas com um 2.7 turbo a gasolina
Acima a Chevrolet Colorado ZR2 2020 vendida nos EUA

Acima a Chevrolet Colorado ZR2 2020 vendida nos EUA | Imagem: Divulgação

No mercado brasileiro, ter uma caminhonete média sem opção de motor a diesel é praticamente um tiro no pé. Mas no mercado norte-americano, onde esse segmento é considerado de picapes pequenas, a preferência ainda recai pelos motores a gasolina, ainda mais com o preço desse combustível por lá sendo bem menor.

E a General Motors deve seguir essa tendência em seu país-sede. De acordo com um relato do site Muscle Cars and Trucks, a empresa estaria de olho em deixar sua picape de entrada por lá com apenas um motor. As GMC Canyon e Chevrolet Colorado norte-americanas, diferentes da nossa S10 apesar do projeto global ser o mesmo, têm como opções um 3.6 V6 a gasolina e um 2.8 turbodiesel.

No entanto, após a GM ter anunciado o fim de suas operações na Ásia, a fábrica tailandesa da empresa, que fornecia o propulsor a diesel, não suprirá mais a demanda. Com isso, a General Motors estaria planejando deixar a dupla de caminhonetes dos EUA com apenas uma opção de motor.

Este novo propulsor seria um 2.7 turbo a gasolina com quatro cilindros em linha. Sua entrega é estimada em 314 cv de potência e 48,1 kgfm de torque. Assim, ele seria mais potente que o 3.6 V6 a gasolina atual (311 cv) e consideravelmente mais forte que o 2.5 flex utilizado no Brasil (até 206 cv) pela Chevrolet na S10. O novo 2.7 turbo teria como única opção uma transmissão automática de dez velocidades.

Apesar de os planos da General Motors para a nova geração da S10 e suas equivalentes ao redor do mundo ser unificar totalmente os projetos, incluindo a Chevrolet Colorado e a GMC Canyon que são diferentes no visual, a mudança de propulsor não deve significar o fim do motor a diesel no Brasil. Como este propulsor já é fabricado na unidade da Chevrolet em São José dos Campos (SP) e o fato de que os motores a diesel são praticamente uma exigência em nosso mercado, dificilmente uma nova S10 não o teria como opção.

Acima a GMC Canyon AT4 2021
Acima a GMC Canyon AT4 2021
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!