Primeiro Toyota 100% elétrico será um SUV do tamanho do RAV4

Modelo inédito, baseado na plataforma e-TNGA, teve a silhueta revelada nesta segunda-feira e será vendido apenas na Europa
Silhueta do futuro SUV 100 elétrico da Toyota

Silhueta do futuro SUV 100 elétrico da Toyota | Imagem: Divulgação

A Toyota anunciou nesta segunda-feira (07) na Europa seu primeiro veículo de propulsão 100% elétrica. Trata-de de um SUV de porte semelhante ao RAV4 e que ainda não teve o nome revelado. A montadora japonesa afirmou que o modelo, que deve chegar ao mercado dentro de pouco tempo, será vendido apenas no continente europeu e usará para isso a versátil plataforma e-TNGA, em parceria com a Subaru.

O futuro SUV teve apenas a silhueta revelada, sugerindo um perfil crossover. Ele será parte de uma ofensiva de modelos BEV (Battery Electric Vehicles, ou veículos puramente elétricos numa adaptação livre) que inclui cinco outros modelos, entre outros SUVs e modelos utilitários.

Apesar de finalmente aderir à tecnologia de carros puramente elétricos, a Toyota também reforçou seu investimento em veículos híbridos, onde foi pioneira e domina vários mercados mundiais. Segundo a empresa, a meta é que menos de 10% dos veículos vendidos na Europa use motor a combustão em 2025. Hoje ela detém 21% da participação em modelos eletrificados no continente.

Para isso, a marca promete oferecer os consumidores nada menos que 60 novos modelos eletrificados dentro de cinco anos, incluindo a Lexus, que também terá veículos 100% elétricos.

A Toyota lançará seis modelos totalmente elétricos nos próximos anos
A Toyota lançará seis modelos totalmente elétricos nos próximos anos
Imagem: Divulgação

Baterias em estado sólido

O anúncio da Toyota veio de encontro com o endurecimento da legislação ambiental em países europeus, que decidiram encurtar o prazo para o fim da venda de carros movidos a motores a combustão. Por conta disso, a fabricante japonesa planeja vender anualmente 5,5 milhões de automóveis eletrificados em 2025 e direcionar quase metade dos seus investimentos para tecnologias sustentáveis.

Uma delas é a adoção da bateria em estado sólido, que promete ser mais compacta que os modelos de íon de lítio "líquidos" e carregar mais rápido que elas. A Toyota espera introduzir o primeiro modelo com esse tipo de bateria em meados da próxima década.

Embora tenha uma grande experiência com modelos híbridos, a Toyota relutou em adotar a tecnologia puramente elétrica por muitos anos. Mas agora a montadora está disposta a recuperar o tempo perdido. Ela está construindo uma fábrica apenas para carros elétricos no Japão e estabelecendo parcerias com a Panasonic e a chinesa BYD para criar uma cadeia de fornecedores para seus futuros elétricos.

O desafio proposta pela empresa é reduzir em 90% as emissões de CO² até 2050.

A plataforma e-TNGA será a base para diversos veículos elétricos da marca
A plataforma e-TNGA será a base para diversos veículos elétricos da marca
Imagem: Divulgação