Projeção antecipa nova geração do Lada Niva

Icônico SUV russo deve ser repaginado em 2024 usando plataforma da Renault, mas com visual inspirado no passado
Projeção para o Lada Niva 2024

Projeção para o Lada Niva 2024 | Imagem: Reprodução / Kolesa

No final do ano passado, a Lada confirmou o retorno do Niva, icônico SUV dos tempos da União Soviética e que chegou a ser vendido no Brasil. Isso aconteceu após o final da parceria da marca com a Chevrolet, onde a norte-americana ficou com o nome e os russos permaneceram com o quase anacrônico jipe sob a alcunha de “Lada 4x4”.

O modelo que era o Chevrolet Niva será mantido com o nome Lada Niva Travel, enquanto o “4x4” voltará como Niva Legend. Porém, a Avtovaz, responsável pela marca russa e participante da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, confirmou que o Lada Niva receberá uma nova geração em 2024

A novidade faz parte dos planos estratégicos do grupo para os próximos anos e poderá contar com opções de carroceria curta ou alongada, ambas usando a plataforma CMF-B da Renault. Apesar de apenas um teaser ter sido divulgado, com o nome Niva Vision, os russos do site Kolesa já fizeram uma projeção de como deve ficar o resultado final.

Pegando a dianteira da imagem antecipada, o designer ampliou o conceito de faróis quadrados com piscas acima e usou um capô vincado, com volumes demarcados sobre os blocos ópticos e uma depressão ao centro. Na grade, foi mantido o grande logo Niva do teaser. A silhueta lateral tem uma linha de cintura alta, enquanto, na traseira, optou-se por um conjunto de lanternas horizontal.

Projeção para o Lada Niva 2024
Projeção para o Lada Niva 2024
Imagem: Reprodução / Kolesa