Projeto para ter mais etanol na gasolina passa na Câmara; seu carro é afetado

Texto aprovado e que ainda vai ao Senado eleva o teor de 22% para 27%, mas pode chegar aos 35%
Paulistas devem constatar redução do etanol e caso necessário entrar em contato com o Procon-SP

Paulistas devem constatar redução do etanol e caso necessário entrar em contato com o Procon-SP | Imagem: Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente. A proposta será enviada ao Senado.

VEJA TAMBÉM:

O texto aprovado nesta quarta-feira (13) é um substitutivo do deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP) para o Projeto de Lei 528/20, do ex-deputado Jerônimo Goergen, tomando como base o PL 4516/23, do governo federal.

A nova margem de mistura passaria dos atuais 22% para 27%. Dessa forma, pode alcançar até 35% no total. Cabe lembrar que, atualmente, o índice atinge uma margem máxima de 27,5%, com no mínimo 18% de etanol.

O projeto de lei, chamado de “combustíveis do futuro”, também quer aumentar a quantidade de biodiesel ao diesel em 2025 de 14% para 15%. Após isso, subirá um ponto percentual até alcançar os 20% em 2030.

Novo teor aumenta o consumo

Carros flex não devem ter problemas, já que são preparados para utilizar tanto gasolina quanto etanol em qualquer mistura. O efeito sentido, porém, será o aumento do consumo, que é mais elevado com o uso do derivado da cana de açúcar porque o álcool tem menor poder energético que a gasolina.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

Já modelos a gasolina, principalmente os mais antigos, podem apresentar falhas de funcionamento e problemas de corrosão de peças internas, afinal o etanol é mais agressivo.

Fernando Pedroso

Apaixonado por carros desde criança, se formou em jornalismo para trabalhar com automóveis. Realiza esse sonho desde 2006, e participando no AUTOO a partir de 2023

Recomendados por AUTOO

Youtube
RAM Rampage Laramie a diesel

RAM Rampage Laramie a diesel

Será que ainda é vantajoso ter picape com motor turbodiesel?
Aviação
Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Força Aérea Brasileira confirma: quer caças F-16 dos EUA

Mas nega que isso possa atrapalhar operação dos novos Gripen suecos
MOTOO
A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

A partir de R$ 8,5 mil: motos Shineray, Honda e Yamaha

Lista reúne as 10 motos mais baratas do Brasil em maio de 2024. Descubra as opções