Próxima geração do Nissan March será ''rebaixada''

Enquanto o modelo nacional sai de linha, renovação do hatch europeu deverá ser pouco mais que "clone" do Renault Clio
Nissan Micra 2017

Nissan Micra 2017 | Imagem: Divulgação

No final de agosto, a Nissan confirmou que deixaria de fabricar o March no Brasil. O modelo, referente à quarta geração do hatch, já estava atrasado em relação ao europeu. E mesmo no Velho Continente, as vendas do March, conhecido como Micra por lá, estavam bem abaixo de outros modelos compactos da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.

Saiba mais: entenda o fim da produção nacional do Nissan March

Enquanto no primeiro semestre o Nissan March europeu acumulou 18.845 unidades comercializadas na Europa, o Renault Clio chegou a 119.658 unidades. Com a performance baixa,  a Aliança deverá tomar atitudes drásticas em relação ao hatch da marca japonesa com o intuito de melhorar a rentabilidade do produto. Vale lembrar que March europeu já estava uma geração à frente do nosso desde 2016.

Em entrevista ao jornal francês Le Monde, Ashwani Gupta, chefe de operações da Nissan e atual “número 2” da empresa, afirmou que “para a próxima geração do Micra (March), seguiremos a fabricante francesa e vamos pedir à Renault para desenvolver e fabricar o futuro Micra para nós. Onde será produzido? Qual será a estratégia industrial? A decisão cabe à Renault. Este também será o caso de nossos serviços na Europa. Vamos seguir a Renault”. 

Nissan Micra 2017
Nissan Micra 2017
Imagem: Divulgação

Enquanto o atual Nissan Micra vendido na Europa já compartilha a plataforma com o Renault Clio antigo de quarta geração, cada marca teve liberdades individuais para diferenciar seus modelos. Com a declaração do executivo da marca japonesa, no entanto, a estratégia para a próxima geração do March europeu deverá ser a de utilizar a plataforma CMF-B do atual Clio europeu, mas todo o desenvolvimento será liderado pela Renault.

Desde maio, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi já havia anunciado um forte plano de reestruturação, nomeando cada uma de suas marcas como representantes em “regiões de referência” ao redor do mundo. Com isso, a Nissan será referência na China, América do Norte e Japão; Renault na Europa, na Rússia, na América do Sul e Norte da África e a Mitsubishi Motors no Sudeste Asiático (ASEAN) e Oceania. Para nosso mercado, o grupo já informou que os Renault Sandero, Logan e Captur, além dos Nissan March e Kicks de nova geração, terão desenvolvimento específico para o Brasil.

Nissan Micra 2017
Nissan Micra 2017
Imagem: Divulgação

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa