Range Rover SVR inicia era de esportivos da Land Rover
Novo utilitário-esportivo traz conjunto apimentado, com direito a um motorzão de 550 cavalos
Eis uma das apostas (senão a mais delas) ousada da Land Rover dos últimos tempos. O novo Range Rover Sport SVR foi apresentado pela montadora britânica nesta semana e será atração no concurso Pebble Beach, que acontece no dia 14 de agosto nos Estados Unidos. O utilitário esportivo é o primeiro da fabricante a usar a assinatura SVR, que estará presente em futuras versões de alto desempenho dos modelos do grupo Jaguar Land Rover.
A começar pela parte mais interessante do conjunto, o Range Rover Sport SVR é dotado de um motor V8 de 5.0 litros Supercharged, que desenvolve 550 cavalos de potência e 69,3 kgfm de torque, o que se traduz em um aumento de 40 cv e 5,7 kgfm em relação a seu modelo de base, o que, de acordo com a Land Rover, não comprometeu o consumo de combustível.
O câmbio é o automático ZF 8HP70 de oito marchas, enquanto o sistema de tração é integral permanente com opção de marchas reduzidas, para terrenos com maior demanda de capacidade off-road, e distribuição de torque 50/50 entre dianteira e traseira. Há ainda suspensão pneumática com duas opções de altura e sistema Terrain Response 2 (que seleciona de forma automática o melhor programa para o terreno).
Graças a esse aparato, o SVR atinge os 100 km/h em 4,5 segundos e chega a 260 km/h, velocidade limitada eletronicamente. Com isso, o modelo foi o SUV mais rápido a completar uma volta no circuito de Nürburgring, na Alemanha, em 8 minutos e 14 segundos.
Trata-se do primeiro Land Rover a vir equipado com um sistema de escape ativo de dois estágios, que controla eletronicamente as válvulas de saída dos gases oriundos da queima de combustível, o que melhora a qualidade do som, o desempenho e a estética, com uma "trilha sonora" parecida com de carros de corrida em alto regime de giro, sem prejudicar o refinamento durante uma pilotagem comum.
Outra novidade são as rodas de 22 polegadas calçadas com pneus 295/40 R22 Continental SportContact de alta performance. O chassi do Range Rover Sport esportivo também passou por algumas mudanças para aguentar o "tranco", mas a marca não especificou quais foram as alterações.
No visual, o SVR se diferencia pelos para-choques com entradas de ar mais amplas no dianteiro e um difusor em preto brilhante no traseiro, grade com novo desenho, saias laterais mais pronunciadas, rodas de 21 polegadas com desenho exclusivo, quatro saídas de escape e spoiler traseiro. Por dentro, há apenas novos bancos esportivos e pequenos detalhes de acabamento.
O lançamento do novo Land Rover no Brasil foi confirmado para 2015, mas ainda sem preço, tampouco quantas unidades serão destinadas ao nosso mercado.