Celulares normalmente ficam obsoletos assim que saem das lojas. É o que tem acontecido sempre que uma nova geração é lançada e parece que os carros estão tomando o mesmo caminho. O Renault Zoe é um belo exemplo, pois mal começou a ser vendido aqui no Brasil e sua segunda geração já despontou na Europa. 

E assim como os smartphones, sempre há melhorias na nova geração. Agora a bateria do Zoe suporta 30% a mais de carga do que a versão vendida no Brasil. Na prática isso quer dizer que ele anda até 390 quilômetros, 90 km a mais que a geração passada.

Além disso, sua recarga pode ser mais rápida. Em estações de 50 kW, a recarga pode ser feita em 30 minutos e com isso o hatch elétrico consegue rodar até 145 km. Já a recarga feita em casa, de aproximadamente 7 kW, demora 9 horas e meia.

Todas essas melhorias deram mais fôlego ao Zoe, que passa a entregar 133 cv de potência 25 kgfm de torque. Antes ele entregava 92 cv e 22,4 kgfm de torque. Não era ruim, mas provou que poderia ser melhor. Com esses bons números, segundo a Renault, ele acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e chega a 140 km/h de velocidade máxima.

Há ainda monitoramento de ponto cego, frenagem ativa, alerta de saída de faixa, reconhecimento de placas e assistente de estacionamento, além de controle de partida em rampa e farol alto com comutação automática.

Por dentro ele conta com tela de 9,3 polegadas, sensível ao toque, que integra o painel e faz parte do sistema multimídia. Já os mostradores analógicos foram substituídos por uma tela customizável de TFT de 10“. O preço ainda não foi definido para o mercado europeu. 

Procurada pelo Autoo, a Renault informou que ainda não existe previsão de chegada do novo Zoe ao mercado brasileiro. O modelo começou a ser vendido aqui em 2018 por R$ 149.990. 
 

Renault Zoe 2020
Renault Zoe 2020
Imagem: Divulgação

Vinicius Montoia

Formado pela PUC-SP em jornalismo, Vinicius já atua no setor automobilístico desde 2013. É criador do canal Narração Esportiva do Youtube, projeto que conta a história dos maiores narradores esportivos do país

Vinicius Montoia | https://www.youtube.com/channel/UC2lKRtZdmSdMRJZ8Pim78Fw