Mais próximo do Brasil? Renault Arkana 2021 é revelado na Europa

SUV com ares de cupê era exclusividade russa. Modelo já foi cogitado para o Brasil, mas alta do dólar abortou planos
Renault Arkana 2021

Renault Arkana 2021 | Imagem: Divulgação

Hoje, a Renault atua no Brasil com dois SUVs: o Duster e o Captur. No passado, a empresa chegou a cogitar a importação do Koleos, de porte grande, e do Arkana, com ares de cupê. Com o dólar em alta, os planos foram congelados. Mas mudanças para o SUV cupê na Europa podem dar uma nova chance ao modelo por aqui.

A principal alteração do Renault Arkana 2021, além de um facelift, está no início de sua comercialização em toda a Europa Ocidenteal. Antes, o modelo era comercializado quase que exclusivamente na Rússia e na Coréia do Sul, onde é também fabricado pela Samsung Motors, outra subsidiária do grupo. 

Saiba mais: veja o que mudou na nova geração de Sandero e Logan

Renault Arkana 2021
Renault Arkana 2021
Imagem: Divulgação

Utilizando a plataforma CMF-B, a mesma da próxima geração de Logan e Sandero, a novidade ainda tem potencial para ser fabricada no Brasil, uma vez que a Renault-Nissan já anunciou que investirá em suas linhas de produção para adotar a nova plataforma. Além disso, a Renault teria um modelo diferenciado para competir entre os SUVs médios, como o Jeep Compass, segmento que está bem aquecido.

Entre as mudanças do Renault Arkana 2021 para a Europa estão um pequeno redesenho na dianteira, incluindo novos faróis, para-choque e grade. A principal alteração do modelo vendido na Rússia e na Coréia do Sul para aquele que estreia para o restante da Europa está na adoção de conjuntos motrizes eletrificados para toda a gama.

Foi anunciado o uso do E-Tech, sistema híbrido que combina um motor 1.6 a gasolina e mais dois propulsores elétricos para entregar 140 cv de potência combinada. Além desta opção, serão oferecidos também os motores 1.3 turbo da família TCe, desenvolvida em parceria com a Mercedes-Benz. Ele poderá entregar 140 cv ou 160 cv, dependendo da configuração, e ambos serão híbridos-leves.

Renault Arkana 2021
Renault Arkana 2021
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!