Renault se posiciona em relação aos resultados do LatinNCAP

Montadora afirma que teste seguiu o regulamento de segurança praticado no México, que é diferente do aplicado no Brasil

Reanult Clio foi mau nos testes do LatinNCAP | Imagem: Divulgação

A Renault emitiu um comunicado em resposta ao péssimo resultado obtido pelo Clio no teste de segurança executado pela LatinNCAP. O resultado das provas, divulgados na última quarta-feira (24), não deram nenhuma estrela, de cinco possíveis, nem ao Clio nem ao Chevrolet Agile.

A principal justificativa da Renault ao baixo desempenho do Clio foi à ausência de bolsas infláveis, equipamentos que serão obrigatórios a todos os carros fabricados no Brasil à partir de 2014.

O segundo argumento dado pela montadora foi a de que o Clio não é pior do que outros compactos do mercado nacional. Alguns deles, como Fiat Palio e Volkswagen Gol, obtiveram uma estrela no LatinNCAP de 2012, quando o teste de segurança era menos rigoroso. Os mesmos veículos receberiam nota zero neste ano de 2013.

Confira abaixo na íntegra a resposta da Renault ao LatinNCAP de 2013:

“O Novo Clio foi testado sem air bag. Esta configuração corresponde à regulamentação em vigor nos mercados onde é vendido, já que as regulamentações sul-americanas ainda não exigem o air bag. A partir de janeiro de 2014, todos os Novo Clio serão comercializados com air bag para o condutor e passageiro.

O Novo Clio cuja versão foi testada pelo LatinNCAP tem um nível de segurança igual e até mesmo superior àquele de seus concorrentes diretos no segmento (Peugeot 207 Compact, VW Gol Trend 1.6, Fiat Palio ELX, 1.4 Chevrolet Celta, Ford KA Fly Viral, Chevrolet Corsa Classic e Fiat Novo Uno). Todos estes modelos, testados em 2012, obtiveram 1 estrela nos resultados LatinNCAP. O novo processo mais rigoroso do teste LatinNCAP fez com que o Novo Clio, testado em 2013, não obtivesse nenhuma estrela. Se nos baseássemos no protocolo do LatinNCAP em vigor em 2012, o Novo Clio teria obtido 1 estrela, assim como os seus concorrentes do mesmo segmento.”

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