Talvez envolva o Brasil: Renault terá SUV médio baseado em novidade da Dacia

Futuro modelo poderia ser um concorrente para Jeep Compass no Brasil e merece atenção
Dacia Bigster Concept: marca vai avançar para o segmento de médio porte

Dacia Bigster Concept: marca vai avançar para o segmento de médio porte | Imagem: Divulgação

Informação relevante foi anunciada nesta semana por Luca de Meo, CEO da Renault, em entrevista ao Automotive News Europe.

De acordo com o executivo, está nos planos da marca francesa contar com um SUV baseado no conceito Dacia Bigster, protótipo que terá um papel muito importante para a marca romena nos próximos anos. Como ocorre com outros modelos da Dacia aqui no Brasil, no caso o Sandero, Logan e Duster, a ideia é que a Renault aproveite o SUV definitivo projetado pela Dacia e aplique sua identidade no modelo em alguns mercados. 

Com isso, é cada vez mais importante ficarmos de olho no projeto do Dacia Bigster uma vez que ele será baseado na mesma plataforma CMF-B que a Aliança Renault-Nissan irá centrar suas atividades aqui no Brasil. Apesar da arquitetura em questão estar orientada para veículos de porte compacto, informações de bastidores levantadas no exterior sugerem que a Dacia pode trabalhar em uma versão alongada da plataforma para produzir um utilitário esportivo de médio porte como é o caso do Bigster.

Dacia Bigster Concept
Dacia Bigster Concept
Imagem: Divulgação

Como analisamos em outro texto aqui no AUTOO, um eventual modelo nacional da Renault baseado no conceito Dacia Bigster poderia posicionar a marca de uma forma bastante competitiva no segmento liderado pelo Jeep Compass aqui no Brasil, segmento este ganhará nos próximos meses os importantes acréscimos do VW Taos e do Toyota Corolla Cross.

Ao menos no protótipo, o Bigster faz jus ao nome e, de fato, não economiza nas dimensões, atingindo 4,60 m de comprimento. Isso sugere também que ele poderá oferecer uma configuração com 7 lugares, já que o tamanho do modelo o aproxima de SUVs como VW Tiguan Allspace e CAOA Chery Tiggo 8, por exemplo, ambos na faixa de 4,70 m de comprimento.

Uma das premissas da Dacia é criar produtos com preço competitivo e a marca deixou claro ao revelar o Bigster que sua meta é oferecer um SUV médio com preço de SUV compacto. Isso, sem dúvida, representaria um enorme diferencial competitivo para a Renault no Brasil. Soma-se a isso a possibilidade de acrescentar um modelo 7 lugares em seu portfólio nacional e temos uma receita que poderá ser muito bem-sucedida. 

Dacia Bigster Concept
Dacia Bigster Concept
Imagem: Divulgação

Em alguns mercados do exterior, como o russo, o futuro SUV da Renault baseado no conceito Dacia Bigster deverá ser lançado apenas em 2025. Um ano antes, vale destacar, está nos planos da Dacia a apresentação da nova geração do Duster. Apesar de atualizado aqui no Brasil apenas em 2020, o modelo que encontramos agora nas concessionárias brasileiras chegou às ruas europeias em 2017.

Logo, é fundamental acompanharmos de perto os próximos passos da Dacia, uma vez que seus modelos deverão ser cada vez mais aproveitados pela Renault em nosso país.

Tomando como base o Dacia Bigster Concept, designer Kleber Silva imaginou um SUV 7 lugares acessível para a Renault
Tomando como base o Dacia Bigster Concept, designer Kleber Silva imaginou o SUV com identidade da Renault
Imagem: Kleber Silva

Recomendados por AUTOO

Youtube
Fiat Fastback Abarth

Fiat Fastback Abarth

SUV Cupê tem veneno na medida certa
Aviação
Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Áustria terá ajuda da Holanda para comprar seus Embraer KC-390

Rival do Hercules deve chegar ao país da Europa em 2027
MOTOO
Veja os preços da nova Zontes 350!

Veja os preços da nova Zontes 350!

Novas T350, T350x, R350 e V350 aparecem em site da empresa