Triber é o nome do mais novo membro da família Kwid. A Renault já anuncia a chegada do modelo para julho na Índia, primeiro país que verá o novo carro, cuja denominação faz alusão ao termo “tribo” em inglês. E não é para menos.

Como vocês viram aqui no Autoo, a marca está preparando um veículo familiar, baseado na plataforma CMF-A, do Kwid. A Renault, é claro, mostrará o modelo antes disso e já até publicou um teaser bem simples adiantando os traços da parte frontal.

Mas a grande pergunta é saber como a montadora conseguiu criar um veículo capaz de levar sete pessoas utilizando o Kwid como referência – carro que mal acomoda quatro passageiros. A resposta pode estar nas fotos de flagras feitas na Índia e que mostram um veículo volumoso, que foi projetado partindo de uma “folha em branco”.

A sacada é propor a mesma fórmula do subcompacto: oferecer um modelo urbano mas com feições de SUV. Basta notar o que sugere a parte frontal do veículo, elevada e com um imenso para-choque. Se funcionou com o Kwid, pequenino que dá um banho nas vendas do VW up! e no Fiat Mobi por que não repetir a receita?

O Renault Triber camuflado: irmão do Kwid será capaz de levar sete pessoas
O Renault Triber camuflado: irmão do Kwid será capaz de levar sete pessoas
Imagem: Motor.es/Reprodução

Mas o Triber promete ser um veículo bem mais interessante que seu irmão de plataforma. Isso se traduz pelo conteúdo cotado para ele que inclui uma imensa central multimídia e painel e volante trazidos do Captur. Por fora, luzes diurnas de LEDs e câmera de ré. A terceira fileira de assentos poderá ser retirada caso seja preciso levar mais bagagens.

Apesar de o mercado indiano estar bastante alinhado com o brasileiro nos últimos anos, o Triber deverá ser equipado com um motor 1.0 de 3 cilindros, só possível porque lá o peso de torque e potência não chega a ser tão alto quanto aqui.

Será que o Triber pode ser uma boa pedida no Brasil? Pensando na estratégia da Renault, diríamos que sim. O Kwid tem correspondido à expectativa e o Triber faria uma bela ligação com modelos maiores como o Duster e o Captur além de ser uma alternativa a Sandero Stepway, por exemplo.

Renault Kwid 2018
Kwid: receita de compacto disfarçado de jipinho funcionou
Imagem: Divulgação

Ricardo Meier

Publisher do AUTOO, é o criador do site e tem interesse especial pelo sobe e desce do mercado, analisando os números de vendas de automóveis todos os meses

Ricardo Meier | http://www.jcceditorial.com.br/