Rio de aventuras: Kia atualiza Rio com versão ''off-road'' na Rússia

Mercado russo recebe apenas as carrocerias sedã e hatch do carro oferecido no Brasil. Por lá, acabamento diferenciado faz sucesso
Kia Rio X

Kia Rio X | Imagem: Divulgação

Enquanto os SUVs vêm crescendo cada vez mais em participação nas vendas globais de automóveis, os modelos aventureiros derivados de carros convencionais também possuem sua parcela de sucesso. Na Rússia, a Kia acabou de atualizar o Rio X, versão com altura elevada e apelo off-road do hatch vendido no Brasil.

Vale lembrar que, por lá, o modelo é oferecido ainda nas versões sedan e hatch. No entanto, em 2019, o Kia Rio X-Line foi responsável por metade das vendas do modelo, mesmo sendo apenas uma espécie VW CrossFox em terras russas. Naquele mercado, o sedã convencional passou por facelift em setembro e agora foi a vez de o hatch aventureiro receber as atualizações.

Saiba mais: veja o que muda com a nova geração do Kia Sportage

Por fora, a nova Kia Rio X-Line passou a ser chamada apenas de “Rio X”. Assim como no sedã, o hatch recebeu um novo farol, com linhas destacadas nas laterais que podem receber luzes diurnas de LED nas versões mais caras do modelo. A grade ficou maior e o para-choque recebeu mais aberturas de ar e um novo posicionamento para os faróis auxiliares. A lanterna traseira está mais afilada e ganhou uma régua no tampão interligando as peças.

Novo Kia Rio X apresentado na Rússia
Novo Kia Rio X apresentado na Rússia
Imagem: Divulgação

O interior não foi revelado, mas, se seguir o sedã, terá novo acabamento para cabine e uma central multimídia renovada com capacidade de usar Android Auto e Apple Car Play sem fios. Com o kit X, o Kia Rio passa a ter 195 mm de altura em relação ao solo e o kit de carroceria com apêndices plásticos nas caixas de roda e para-choques mais robustos deixou o hatch 35 mm mais comprido. 

No entanto, não é oferecida opção de tração integral, mantendo a entrega de força apenas para as rodas dianteiras. Em termos de motorização, são as mesmas opções do Kia Rio sedã. O Rio X hatch pode trazer um 1.4 a gasolina de 100 cv ou um 1.6 a gasolina de 123 cv similar ao usado no carro brasileiro, ambos aspirados. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre com seis velocidades.

Kia Rio X
Kia Rio X
Imagem: Divulgação
Assine a newsletter semanal do AUTOO!