Rival da Ford para Toyota SW4 e Chevrolet Trailblazer terá nova geração

Modelo seguirá as mesmas evoluções profundas da nova geração da Ranger
Acima o Ford Everest, SUV derivado da Ranger

Acima o Ford Everest, SUV derivado da Ranger | Imagem: Divulgação

Flagra interessante surgiu nesta semana na Austrália. Os colegas do CarAdvice conseguiram registrar um protótipo da nova geração do Ford Everest realizando alguns testes de campo. O modelo, também conhecido como Endeavour em alguns mercados, é a variante SUV da Ranger, que o posicionaria aqui no Brasil como um rival para Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4. Apesar do mercado ser promissor por aqui, a Ford nunca chegou a oferecer o SUV grande no Brasil.

De qualquer forma, é interessante acompanhar o desenvolvimento do novo Everest, uma vez que, com a Ford mudando sua estratégia para o mercado brasileiro e focando em produtos de preço superior, pode surgir uma oportunidade para a empresa oferecer a nova geração do SUV por aqui. Inclusive, vale mencionar, a Ranger totalmente atualizada está confirmada para estrear no Brasil em 2023.

Tanto a próxima geração da Ranger, bem como o sucessor do Everest/Endeavour serão desenvolvidos sobre a mesma plataforma atual da picape, porém com evoluções pontuais que vão permitir inclusive a eletrificação do conjunto.

Vários flagras da nova Ranger foram realizados ao longo dos últimos meses, os quais serviram de base para que o designer Kleber Silva trabalhasse em algumas projeções sobre o que podemos esperar para o visual da novidade. O novo Everest também deverá seguir grande parte dos elementos de design.

Assim como é esperado para a próxima geração da Ranger, o SUV será beneficiado com uma gama de motores bastante eficientes, com destaque para o 2.0 biturbo e o 3.0 sobrealimentado, ambos diesel. A previsão é que o novo Everest/Endeavour será lançado ao longo de 2022.

Flagra da nova geração do Ford Everest/Endeavour em teste
Flagra da nova geração do Ford Everest/Endeavour em teste
Imagem: CarAdvice