Romeno cria carro feito de Lego e movido a ar

Modelo hot-rod se move graças a quatro motores feitos com peças de Lego com 265 pistões; mais de 500 mil peças foram utilizadas no projeto

Foram utilizadas mais de 500 mil peças no projeto | Imagem: Reprodução

Dizem que o impossível é só uma questão de ponto de vista. Para Raul Oaida, um romeno de apenas 20 anos, é mesmo. O jovem não tem formação universitária, nem experiência como mecânico, mas realizou um projeto de fazer cair o queixo de muitos experts em engenharia, construiu um veículo com mais de meio milhão de peças de Lego movido a ar.

Oaida realizou todo o trabalho de design – inspirado em um hot-rod - , construiu o motor e montou o veículo todo sozinho. O “brinquedo” , chamado de Super Awesome Micro Project  se move graças a quatro motores com 265 pistões, construído exclusivamente com peças de Lego, claro. Se você observar, verá blocos que não estão disponíveis nas lojas de brinquedos, especialmente os do motor. Tais peças foram encomendadas diretamente ao fabricante.

A engenhoca de fato impressiona. Dois pequenos cilindros armazenam ar comprimido sob pressão e o carro anda quando este ar é liberado para o motor pneumático, que por sua vez, impulsiona o eixo de acionamento.

Veja também: Mini Camaro de brinquedo é igual a original no preço

Só não são feitos com as famosas peças plásticas os pneus, os relógios no painel e o conjunto de suportes e amortecedores. No mais, tudo foi construído com os blocos de montar, incluindo os bancos e o volante, - que parecem super desconfortáveis, por sinal.
 
Para que o sonho de Oaida saísse do papel, ele contou com a ajuda do empresário australiano Steve Sammartino, que viu a ideia do jovem romeno na internet e ficou fascinado. Através de um desafio no Twitter, Sammartino arrecadou US$ 60 mil para o projeto e, após um ano e meio de trabalho, o veículo ficou pronto.

O veículo foi construído na Romênia, mas viajou até Melbourne, na Austrália, para fazer sua estreia. Viagem que não foi tão fácil assim, já que o carro pesa meia tonelada e algumas peças se desencaixaram no trajeto. Segundo seu criador, a velocidade máxima do hot-rod está na casa dos 18 km/h. Ele não vai tão longe, nem tem intenção de quebrar nenhum recorde de velocidade, mas só o fato dele se movimentar já é incrível.