Equivalente norte-americana da Chevrolet S10 vira carro do exército nos EUA

Plataforma da Chevrolet Colorado será utilizada para atender contrato milionário com as forças armadas daquele país
GM Defense ISV, sigla para Infantry Squad Vehicle

GM Defense ISV, sigla para Infantry Squad Vehicle | Imagem: Divulgação

A General Motors anunciou que a sua divisão de veículos militares, a GM Defence, fechou um contrato de US$ 214 milhões (R$ 1,14 bilhão) com as forças armadas dos EUA para o fornecimento de 649 automóveis militarizados que serão direcionados às tropas daquele país. Enquanto o visual é extremamente utilitário, sob a carroceria, o GMD ISV utiliza a mesma plataforma e motor da Chevrolet Colorado, a versão norte-americana da nossa S10.

A sigla ISV em inglês significa “Veículo para Esquadrão de Infantaria”. As diretrizes do contrato das forças armadas dos EUA pediam um veículo leve e com capacidade para levar até nove passageiros. Outra demanda bem diferenciada estava nas medidas, pois o veículo deveria caber dentro de um helicóptero CH-47 Chinook.

GM Defense ISV
GM Defense ISV
Imagem: Divulgação

O chassi de longarinas da S10 americana serve de esqueleto para a montagem do ISV, mas foram agregados reforços na estrutura e modificações na suspensão para melhorar a performance fora da estrada. O resultado final foi desenvolvido em conjunto pela GM Defense e a norte-americana Ricardo Defense para dar modularidade ao ISV, podendo rodar sem portas ou até mesmo com peças blindadas.

Na mecânica, o GMD ISV utiliza o mesmo propulsor da Chevrolet Colorado, que também é usado na S10 brasileira. Trata-se do 2.8 turbodiesel de quatro cilindros acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. A tração é 4x4 com caixa de redução. A grande diferença do veículo militar para as caminhonetes está na potência, que passa de 200 cv para 240 cv. A GM Defense também informou que o lote inicial de 649 unidades do ISV para as forças norte-americanas poderá ser ampliado para até 2.065 unidades nos próximos dez anos.

GM Defense ISV
GM Defense ISV
Imagem: Divulgação