Samsung cria bicicleta inteligente

Magrela que conecta-se a smartphone utiliza câmera como retrovisor e possui feixes de laser para auxiliar o ciclista

Samsung Smart Bike | Imagem: Divulgação

Se você pensa que a Samsung vive de fazer televisões e celulares, está muito enganado. A empresa de tecnologia acaba de desenvolver, em parceria com os designers italianos Giovanni Pelizzoli e Alice Biotti, uma bicicleta inteligente. Batizada de Samsung Smart Bike, a magrela funciona em conjunto com um smartphone, da mesma marca, claro.

O quadro de alumínio é feito em tubos curvilíneos que, segundo a fabricante, atuam para absorver a vibração do asfalto. Logo abaixo do banco há uma câmera que atua como um retrovisor, pois envia as imagens imediatamante para o smartphone que fica preso à base do guidão.

Há também quatro feixes de laser embutidos no quadro, que projetam no asfalto uma espécie de ciclovia e ajuda o ciclista a se manter em sua “faixa”. Os lasers acendem automaticamente assim que a luz ambiente cai.

Um aplicativo no telefone acoplado à bike utiliza GPS para identificar as rotas mais utilizadas pelo ciclista e ainda oferece a opção de notificar funcionários municipais sobre essas rotas, sugerindo futuras ciclovias no local. Espertinha mesmo essa bicicleta, não?

Veja também: Monociclo elétrico é solução para mobilidade individual

O quadro também abriga uma bateria e módulos de acesso Wi-Fi e Bluetooth. A Samsung Smart Bike foi apresentada na semana de Design de Milão e até então, a empresa não comentou sobre planos de comercialização do produto.

Veja o vídeo de apresentação do protótipo:

Assine a newsletter semanal do AUTOO!