Sandero RS está entre 5 melhores carros que deixaram saudades no Brasil

Além do esportivo da Renault, saíram de linha recentemente modelos da Ford, VW, Honda e Chevrolet
Renault Sandero 2021

Renault Sandero 2021 | Imagem: Divulgação

Assim como lembramos de carros que marcaram as nossas fases de criança ou adolescência da época de nossos pais ou tios, no âmbito geral, há também os modelos que jamais deveriam ter saído de linha.

VEJA TAMBÉM:

Estamos falando daqueles veículos que inovaram e trouxeram algo de positivo para a clientela, mas que nem sempre foram um sucesso de vendas ou ficaram por muito tempo no mercado.

O Renault Sandero em sua endiabrada versão RS é um exemplo. Esportivo raiz, ele fazia jus à roupagem com o poderoso motor 2.0, de até 150 cv. Apertem os cintos e se liguem na lista abaixo deste e de outros automóveis que deixaram saudades no Brasil.

1- Ford Focus

Ford Focus 2016
Ford Focus tem conjunto bem acertado e com boa lista de itens de série entre os principais atrativos
Imagem: Divulgação

O sofisticado Focus teve sua produção encerrada na Argentina em 2019, de onde eram importados os modelos nas carrocerias hatch e sedã (Fastback) para o Brasil. Atrelado a isso, a falta de interesse do mercado por hatches médios e as vendas fracas da Fastback só pioraram a situação no mercado brasileiro.

Enquanto era importado para cá, o hatch era oferecido com motores 1.6 e 2.0, além de câmbio manual e automatizado de dupla embreagem (Powershift). Já o sedã, só vinha o propulsor 2.0 e a transmissão automatizada.

2- Volkswagen Fox

Volkswagen Fox 2018
Volkswagen Fox tem a versatilidade como uma das principais qualidades
Imagem: Divulgação

Depois de 18 anos de mercado e 1,8 milhão de unidades fabricadas, em 2021 o Fox deixava de ser vendido no mercado nacional para dar espaço à produção do SUV T-Cross.

Com o slogan “compacto para quem vê, gigante para quem anda”, o Fox trazia banco traseiro corrediço que possibilita aumentar o volume do porta-malas de 260 litros para 353 litros (1.016 l com o encosto e assento dobrados). 

O motor mais comum era o 1.6 flex de quatro cilindros de até 104 cv, conectado ao câmbio manual de cinco marchas. 

3- Honda Fit

Honda Fit 2018
Honda Fit tem bom espaço interno e sistema de bancos que o torna bem versátil no dia a dia
Imagem: Divulgação

Assim como o Volkswagen Fox, o Honda Fit esconde um latifúndio por dentro de seu tamanho compacto. A boa sacada está no sistema de rebatimento dos bancos traseiros que amplia a capacidade do porta-malas de 363 litros para até 1.045 l, dependendo da configuração dos bancos.  

Foi vendido com propulsor 1.5 flexível de até 116 cv e caixa de marchas com cinco marchas ou CVT (automática) no último ano de produção em 2021. A razão de sua despedida foi para abrir espaço para o substituto para a linha City (hatch e sedã). 

4- Chevrolet Cobalt

Chevrolet Cobalt
Chevrolet Cobalt tem boa relação entre custo e benefício entre as principais qualidades
Imagem: Divulgação

O Chevrolet Cobalt até pode ter visual polêmico, mas ainda tem seus predicados como amplo espaço interno, serviços de confiança com bons preços e bom conjunto mecânico. Por falar nele, no começo, veio com propulsores flex 1.4 de 102 cv e 1.8 de 111 cv, mas sendo que apenas esta última opção acabou sobrevivendo até os últimos dias de produção, saindo apenas com o câmbio automático de 6 marchas.

Com a chegada do Onix Plus, o sedã saiu de linha em 2020 completando, quase 10 anos de produção.  

5- Renault Sandero RS

Renault Sandero 2021
Renault Sandero RS: última unidade fabricada marcou o fim de uma era entre os esportivos feitos no Brasil
Imagem: Divulgação

No final de 2021, a Renault anunciou o fim da versão esportiva raiz do Sandero com direito a uma edição especial “Finale” de despedida de 100 exemplares. 

Além da maquiagem que compunham o visual agressivo, o hatch que ficou no mercado por seis anos foi o primeiro carro desenvolvido em parceria com a divisão esportiva da marca (RS) fora da França. Vinha com motor flexível 2.0 de até 150 cv e o aclamado câmbio manual de seis marchas. O motivo foi por conta da exigência das novas regras de emissões do Proconve L7.

Siga o AUTOO nas redes: WhatsApp | LinkedIn | Youtube | Facebook | Twitter

 

 

Renault Sandero 2021

Renault Sandero 2021

Chevrolet Cobalt

Chevrolet Cobalt

Fernando Garcia

Especialista em análises do mercado de veículos usados, Fernando Garcia tem passagens por revistas automobilísticas e no AUTOO traz vários artigos especiais com curiosidades, serviços e dicas.

Recomendados por AUTOO

Youtube
Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Toyota Corolla Cross 2025 muda para encarar chineses

Modelo ganhou novo visual e alguns equipamentos interessantes. Assista
Aviação
Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Maior avião brasileiro está combatendo incêndios no Pantanal

Embraer KC-390 da FAB pode ser convertido para avião bombeiro. Veja como funciona
MOTOO
Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Bajaj inaugura fábrica no Brasil

Uma das maiores montadoras do mundo, a gigante indiana construiu fábrica própria em Manaus para produção de motocicletas