Será que lava e passa? Tesla cria robô para realizar ''tarefas braçais''

Tesla Bot foi apresentado recentemente e vai utilizar o sistema autônomo Autopilot para se locomover
Tesla Bot: protótipo deve estrear em 2022

Tesla Bot: protótipo deve estrear em 2022 | Imagem: Divulgação

A Tesla se tornou mais uma montadora a investir em robôs. Na última quinta-feira (19), durante o evento AI Day, a marca chefiada por Elon Musk revelou seu robô humanoide.

Chamado de Tesla Bot, ele deve ter um protótipo lançado em 2022, mas a versão final ainda não tem data de lançamento prevista.

O curioso é que o Tesla Bot está diretamente relacionado aos carros da marca. Isso porque o robô vai utilizar o sistema Autopilot para conseguir se locomover, que é o mesmo plataforma de direção autônoma presente nos carros elétricos da marca.

Embora os modelos ainda não tenham atingido o nível máximo de automação, o sistema da Tesla é avançado e está em constante evolução, tanto que os carros da marca são chamados de robôs sobre rodas por Elon Musk, fundador da empresa. 

Robô da Tesla e os carros

O empresário também classificou a Tesla como a maior companhia de robótica do mundo. Exagerado ou não, o fato é que a tecnologia desenvolvida pelos carros da Tesla vão emprestar oito câmeras para o sistema autônomo do robô e o computador com a tecnologia FSD (Full-Self Driving).

De acordo com Musk, o robô vai medir 1,73 m de altura e vai pesar 56,7 kg. Ele será capaz de carregar cerca de 20 kg e vai conseguir alcançar 8 km/h. O Tesla Bot vai usar o Autopilot para andar sozinho e vai ser equipado com um sistema de reconhecimento de voz para compreender os humanos. 

A ideia é que, no futuro, o robô seja utilizado para realizar tarefas braçais que hoje são feitas por humanos. Resta saber para quais tipos de aplicação o robô será destinado e quando isso poderá ocorrer.  

Outras marcas

Como dito anteriormente, a Tesla é mais uma marca que investe em robôs. Porém, ela não é a primeira. Antes, a Honda já havia lançado sua versão, o robô Asimo, revelado ao mundo em 2000. A Toyota também lançou alguns robôs nos últimos anos, enquanto que a Hyundai adquiriu a Boston Dynamics, uma das referências em desenvolvimento de robôs.  

Tesla Bot: protótipo deve estrear em 2022
Robô terá 1,73 m de altura e pesa cerca de 56 kg
Imagem: Divulgação
Tags