Serviço: aplicativo permite validar CNH e documento do carro em países da América do Sul

Solução ajuda quem pensa em viajar de carro para os países vizinhos ou precisa transitar entre esses locais
Nova CNH agora conta com QR Code para aprimorar a segurança do documento

Nova CNH agora conta com QR Code para aprimorar a segurança do documento | Imagem: Agência Brasil

Transitar pelos países da América do Sul com segurança e praticidade já pode ser uma realidade para os brasileiros. O aplicativo Vio, desenvolvido pelo Serpro para verificar a validação da CNH e do documento do carro (CRLV), já está disponível na App Store e no Google Play dos países da América do Sul, com exceção das Guianas e do Suriname, que não possuem lojas próprias. A iniciativa é fruto de uma parceria firmada, neste mês de junho, entre Denatran, Serpro e o Grupo do Mercado Comum (GMC), órgão executivo responsável por fixar os programas de trabalho e de negociar acordos em nome do Mercosul.

O principal benefício dessa novidade é que, agora, os órgãos de fiscalização de todos esses países passam a ter condições tecnológicas de comprovar a autenticidade dos documentos de trânsito dos brasileiros. "A disponibilização do Vio nas lojas da América do Sul é um ganho na segurança para o cidadão brasileiro que transita pelos países da região. Entrar nestes países com carros furtados ou com documentos falsificados vai ser muito mais difícil", explica o gestor responsável pelo aplicativo de validação no Serpro, Lary Fernandes.

Lary ressalta, ainda, que o aplicativo Vio verifica a autenticidade tanto dos documentos impressos quanto dos digitais, por meio da leitura de um QR Code presente na CNH e no CRLV. “Uma solução única no mercado público de encriptação de textos e imagens", avalia Lary, lembrando que o aplicativo pode ser utilizado para checar a validade também da Placa de Identificação Veicular (PIV).

QR Code

A tecnologia permite que, com um simples dispositivo móvel, se verifique a autenticidade dos documentos e da PIV. O QR Code faz uso de criptografia de chaves assimétricas usando encriptação forte e utiliza técnicas avançadas de compactação na inclusão de informações textuais e de imagens: tudo isso em uma imagem bidimensional.

“Com a disponibilização do Vio, ficam superados os obstáculos técnicos para a validação, em nove países, da CNH, do CRLV e da PIV. Agora, a aceitação dos documentos depende do engajamento dos órgãos de fiscalização de cada um deles”, informa o chefe de Divisão de Soluções de Gestão de Trânsito do Serpro, Isidro Monteiro.

Vio

Na prática, qualquer pessoa do continente pode baixar o Vio a partir das lojas virtuais de cada país, fazer a leitura dos QR Codes e verificar sua autenticidade. Já os brasileiros podem obter os documentos eletrônicos baixando o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que reúne a CNH e o CRLV digitais.

Acima detalhe do CRLV-e: documento também poderá ser impresso pelo proprietário
Acima detalhe do CRLV-e: documento também poderá ser impresso pelo proprietário
Imagem: Divulgação