SUV-cupê, Arkana é revelado pela Renault

De porte médio, modelo será lançado no Brasil possivelmente em 2020
Renault Arkana 2019

Renault Arkana 2019 | Imagem: Divulgação

A Renault decidiu dar um passo à frente da concorrência e lançar um SUV-cupê no segmento médio onde hoje reina o Jeep Compass. Estamos falando do Arkana, modelo que foi revelado nesta quarta-feira (29) e que será mostrado ao público nos próximos dias no Salão de Moscou.

A escolha do palco não é à toa: o Arkana passará a ser vendido na Rússia em 2019 e posteriormente em outros mercados não revelados pela Renault, mas que inclui o Brasil, segundo apurou Autoo.

Como antecipado aqui, o Arkana é uma aposta da marca para fisgar um público que busca um estilo diferenciado e que hoje é só encontrado em segmentos superiores, os chamados SUVs com perfil de cupê. “O segmento C é atualmente o setor mais dinâmico e desafiador da indústria automotiva, especialmente SUVs. As necessidades dos clientes estão ficando cada vez mais diversas. O Arkana nasce das novas expectativas desses clientes. Propõe um equilíbrio surpreendente entre a elegância de um sedã e a robustez de um SUV”, diz nota enviada pela fabricante.

Mas apesar do estilo diferenciado e que incorpora uma grade frontal que lembra do irmão maior Koleos, o Arkana é um veículo destinado a mercados emergentes e por isso não deve trazer certos equipamentos que poderiam torná-lo inviável para esse público.

No Brasil, por exemplo, ele deverá ser concebido sobre uma plataforma mais simples derivada dos modelos já vendidos aqui como o Captur. Por outro lado, como sua chegada deve ocorrer a partir de 2020, é sério candidato a ser equipado com os novos motores turbo que a Renault prepara para o país.

Entre os itens antecipados pela Renault estão rodas aro 19, teto solar panorâmico e tração integral. Ele será um dos modelos que devem contribuir para a meta da marca de atingir vendas de 5 milhões de unidades em 2022. O Brasil certamente é uma fatia importante desses planos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!