SUV do Yaris finaliza testes na Europa e pode influenciar o futuro Toyota nacional

Modelo pode ser a referência para o futuro utilitário esportivo brasileiro da marca
Teaser do inédito SUV compacto derivado do Yaris europeu

Teaser do inédito SUV compacto derivado do Yaris europeu | Imagem: Divulgação

Um flagra muito interessante foi revelado nesta quinta-feira (26) pelo Carscoops. Nas imagens, é possível notar que o futuro SUV compacto derivado do Yaris europeu já está praticamente pronto, apenas rodando aqueles que parecem ser seus testes dinâmicos finais. Bom lembrar que, em janeiro deste ano, a Toyota divulgou um teaser da novidade por meio do qual antecipava alguns traços da carroceria do futuro modelo. A previsão, em uma época pré-pandemia do novo coronavírus, era que o SUV compacto europeu fosse lançado no segundo semestre deste ano. Contudo, a Toyota e todas as montadoras globais terão que rever seus cronogramas enquanto a Covid-19 não estiver controlada.

O SUV compacto que a Toyota prepara para o mercado europeu contará com a mesma plataforma GA-B que dá vida ao projeto do novo Yaris, arquitetura que também integra a filosofia de construção TNGA. De acordo com informações apuradas pela mídia especializada europeia, o SUV baseado no Yaris deverá contar com opções de propulsão híbrida bem como tração integral, algo raro de se ver na categoria. No Velho Continente, o futuro SUV terá como rivais modelos como o Nissan Juke, Peugeot 2008, entre outros utilitários esportivos compactos.

É bom ficarmos de olho nesse modelo uma vez que a Toyota vai realizar um maciço investimento para sua unidade fabril de Sorocaba (SP), algo da ordem de R$ 1 bilhão, quantia semelhante ao que foi gasto em Indaiatuba (SP) para atualização da unidade e adaptação do local para a plataforma GA-C utilizada no novo Corolla. Com isso, é possível deduzir que a Toyota poderá nacionalizar a arquitetura GA-B em Sorocaba e talvez até produzir o mesmo SUV que será lançado na Europa aqui no Brasil. Indo além, a fábrica em questão também já ficaria preparada para receber a recém-lançada geração do Yaris que circula na Europa. Atualmente, em Sorocaba, são produzidas as gamas Etios e Yaris em suas variantes hatch e sedan.

Voltando para a Europa, também se fala nos bastidores de um eventual “Yaris Cross”, uma opção aventureira do modelo que concorreria com produtos como o Ford Fiesta Active. O estilo “off-road light” é um proposta muito bem aceita no Brasil e ganha força também em outros mercados. 

A previsão é que a Toyota entre no segmento de SUVs compactos aqui no Brasil em 2021, caso a programação não sofra atrasos. Pela reputação que a marca construiu no país ao longo dos anos e a relevância que o segmento alcançou no Brasil, tudo leva a crer que ele será um modelo bastante desejado pelos consumidores locais. Assim que mais informações surgirem sobre a novidade vamos reportar aqui no Autoo. Acompanhe! 

Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida
Nova geração do Toyota Yaris europeu em sua configuração híbrida
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!
Tags