ID.6, SUV elétrico gigante da Volkswagen, vaza antes da hora

Modelo é baseado no conceito ID.Roomzz, lembra uma perua aventureira e terá capacidade para 7 ocupantes
Volkswagen ID.6 2022

Volkswagen ID.6 2022 | Imagem: Reprodução

O terceiro membro da família de carros elétricos da Volkswagen já não é mais segredo. Imagens do ID.6 surgiram na China revelando os primeiros detalhes do imenso utilitário esportivo de 7 lugares e que será um rival para o Tesla Model X.

Um olhar mais atento no novo modelo revela sua origem, o conceito ID.Roomzz, apresentado pela montadora alemã há quase dois anos. Com 4,88 m de comprimento, 1,85 m de largura, 1,68 m de altura e distância entreeixos de quase 3 m, o ID.6 é um crossover com elementos aventureiros numa carroceria que lembra uma perua.

Com tração integral e autonomia para 450 km, o conceito antecipou algumas características que devemos ver no ID.6. A nota triste é que o novo elétrico tem como prioridade o mercado chinês, onde deve ser lançado ainda neste ano ou, mais tardar, 2022.

Até mesmo a Europa terá de esperar um pouco para conhecer o maior carro elétrico da Volks: por lá, o ID.6 só deve aparecer entre 2023 e 2024.

Comparado ao ID.Roomzz, o ID.6 resultou em aprimoramentos estéticos sobretudo na dianteira, antes muito futuristas. A lateral ganhou traços mais fortes que reforçaram sua identidade. Por outro lado, a versão de produção recebeu portas traseiras de abertura convencional em vez de deslizantes, como no protótipo.

Volkswagen ID.6 2022
Volkswagen ID.6 2022
Imagem: Reprodução

Nova família de elétricos

A Volkswagen quer chegar à marca de 1,25 milhão de veículos elétricos produzidos por ano a partir de 2025 e para isso criou uma inédita plataforma para veículos elétricos, a MEB, que deu origem não apenas ao ID.3 mas também ao SUV ID.4, após mostrar vários conceitos nos últimos anos. A lista de membros dessa família incluirá um pequeno modelo, o provável ID.2, do porte do Polo. Estão nos planos também uma van baseada no ID.Buzz, além de outros SUVs.

No Brasil, que não possui uma legislação favorável aos elétricos e uma infraestrutura ainda modesta para recarga, a chegada dos modelos ID deve ocorrer por volta de 2023, juntamente com versões híbridas de carros mais conhecidos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!