Ricardo Meier

Comenta o mercado de vendas de automóveis e tendências sustentáveis

SUVs de luxo, Grand Wagoneer e Exeed LX têm desenhos registrados no Brasil

Modelos podem ampliar portfólios da Jeep e CAOA Chery no país

Ainda no campo das especulações, o imenso Grand Wagoneer teve os desenhos registrados no Brasil pela Jeep, como mostram documentos do INPI da semana passada.

O SUV foi apresentado nos EUA em março do ano passado em duas versões – também a menos potente Wagoneer -, com um pacote para agradar em cheio ao público norte-americano. Estão os imensos motores V8 de 6.4 litros e 5.7 litros com sistema híbrido conjugado, no caso do segundo.

O Grand Wagoneer é imenso, com 5,43 m de comprimento, 2,12 m de largura, 1,92 m de altura e 3,12 m de entreeixos. Ele pode levar 7 ou 8 ocupantes e ainda preserva 775 litros de capacidade no porta-malas.

Logo que o modelo foi apresentado, a Jeep afirmou ao site que sua importação era estudada. Se ocorrer, será o chamado produto de imagem, direcionado a servir como uma espécie de ‘celebridade’ do portfólio e motivar a compra de modelos mais acessíveis.

O Grand Wagoneer registrado no Brasil
O Grand Wagoneer registrado no Brasil
Imagem: Reprodução/INPI

Exeed cada vez mais perto

Se o SUV gigante da Jeep é uma possibilidade, o SUV LX, da Exeed, é quase uma certeza. A CAOA Chery já testa protótipos em território nacional ao mesmo tempo em que não nega sua chegada, embora ainda sem data anunciada.

O LX também teve novos desenhos registrados no INPI, instituto de patentes brasileiro. A versão traz um estilo que também é usado na versão híbrida vendida na China, mas não mostra a entrada para recarga no para-lamas dianteiro esquerdo. Ele é um utilitário esportivo que utiliza a mesma plataforma do conhecido Tiggo 7, mas com um design bastante próprio com linhas horizontais bastante elegantes.

Exeed LX com desenhos registrados no INPI
Exeed LX com desenhos registrados no INPI
Imagem: Reprodução/INPI

Sob o capô, o Exeed LX deverá contar com o mesmo motor 1.6 turbo com injeção direta que está presente no Tiggo 8. Com 187 cv e 28 kgfm de torque, ele deve entregar um desempenho bastante à altura.

Em comum, esses SUVs de luxo terão certamente números de emplacamentos baixos devido ao público mais seletivo. O importante em ambos é, mais do que qualquer coisa, passar a mensagem que suas marcas têm tecnologia e personalidade.

Exeed LX 2021
Exeed LX 2021
Imagem: Divulgação

Veja outras colunas

Apesar da liderança, grupo Stellantis perde espaço com crescimento de rivais no Brasil

15/08/2022 10h50

Modelos das marcas Fiat e Jeep perderam postos no ranking de vendas em 2022, com exceção da picape Strada

Tiggo 8 Pro tem novo visual registrado no Brasil pela CAOA Chery

11/08/2022 08h20

Modelo reestilizado havia sido apresentado na China no início deste ano

Fim de linha para o elétrico BMW i3

08/08/2022 08h20

Marca alemã entregou 18 últimos veículos do modelo compacto lançado em 2013. Em comum, a cor ouro, para comemorar a produção de mais 250 mil unidades