Tata lançará carro com motor movido a ar

De acordo com a marca, primeira fase do projeto já foi concluída; veículo ainda não tem data de lançamento

Tata Megapixel | Imagem: Divulgação

Talvez vocês nunca tenham ouvido falar da empresa MDI (Motor Development International), mas, acreditem, essa montadora dará o que falar nos próximos anos. Isso porque ela e a indiana Tata Motors estão trabalhando em conjunto para lançar o primeiro carro de série equipado com um motor movido a ar comprimido.

Segundo a própria Tata, a primeira fase do projeto, que já foi concluída com êxito, envolveu testes desse motor instalado em dois veículos de sua linha atual. Agora, o próximo passo é aprimorar essa nova tecnologia e viabilizar a sua fabricação em série.

Veja também: Smart confirma scooter elétrica para 2014

Apesar de não ter revelado como funcionará o sistema, é de se esperar que o carro não fique livre de toda e qualquer emissão de CO2 na atmosfera. Isso porque, para fazer o reabastecimento do “tanque de ar”, algum compressor terá que poluir pelo veículo.

De qualquer forma, a marca garante que o futuro modelo será quatro vezes mais econômico que um automóvel movido à eletricidade. A Tata ainda não divulgou uma data exata para o lançamento do primeiro carro movido a ar comprimido de série do mundo e muito menos quantos quilômetros ele vai percorrer com uma “recarga”.

Conceitos no ar

A MDI ficou conhecida em 2008 por apresentar o OneFlowAir durante o Salão de Nova York, o primeiro protótipo com um motor movido a ar comprimido do mundo. De acordo com dados da empresa, o modelo apresentado na época media 3,4 m de comprimento, 1,6 de largura e 1,7 de altura e conseguia percorrer até 100 km com o tanque de ar cheio. Já para reabastecê-lo eram necessários apenas dois minutos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!