Tecnologia: airbag externo está pronto para o mercado

Nova tecnologia reduz danos no veículo em até 30% e já é projetada para veículos autônomos
Acima o airbag externo desenvolvido pela ZF em testes

Acima o airbag externo desenvolvido pela ZF em testes | Imagem: Divulgação

A ZF, uma das maiores fabricantes de autopeças do mundo, revelou ao mundo seu projeto de airbags que inflam do lado de fora do veículo e a novidade já está pronta para o mercado. Foram dez anos de desenvolvimento que resultou, inclusive, no prêmio de Airbag do Ano durante um evento especializado sobre o tema realizado em Mannheim, Alemanha, em novembro de 2018. Este novo dispositivo já foi pensado para veículos autônomos, onde a disposição dos assentos pode mudar.

As bolsas infláveis ficam instaladas no assoalho do veículo e percorrem todo o comprimento das portas. Sensores monitoram tudo o que acontece ao redor do veículo e, caso um acidente seja iminente, os airbags são acionados em menos de 100 milissegundos.

Os airbags externos ajudam a dissipar a força do impacto. Testes conduzidos pela ZF indicam que as intrusões de objetos na cabine diminuem na magnitude de 30% e reduzem os danos de 20% a 30%.

Além disso, foram desenvolvidos radares e câmeras para dar precisão ao funcionamento desses airbags. Os radares ajudam a medir a distância, enquanto as câmeras distinguem objetos. Junto com os sensores, essas três tecnologias conseguem montar um mapa tridimensional do que está acontecendo ao redor do carro.

Para deixar esse sistema mais barato, os sensores são capazes de efetuar mais de uma função, como leitores de faixas e correção do percurso. A ZF espera que o airbag externo comece a ser comercializado nos carros de passeio dentro de dois anos.

Assine a newsletter semanal do AUTOO!