Tesla Cybertruck tem primeiras unidades entregues depois de quatro anos de espera

Picape elétrica tem apenas 10 unidades finalizadas e deverá dar prejuízo por um bom tempo
Tesla Cybertruck

Tesla Cybertruck | Imagem: Divulgação

A novela da picape elétrica Tesla Cybertruck tem um capítulo importante encerrado, o da entrega das primeiras unidades aos clientes. Mas a história do utilitário hi-tech da marca norte-americana ainda deve se alongar por bastante tempo, já que o carro apresentou diversos problemas no  desenvolvimento e ainda restam muitas dúvidas no ar.

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De qualquer forma, a versão mais em conta do Tesla Cyberturck chega só em 2025 por US$ 60.990 (301 mil, numa conversão simples), com tração apenas traseira, autonomia estimada em 400 km pelo ciclo WLTP e aceleração de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos.  Além disso, a picape elétrica poderá rebocar até 3.500 kg. 

A partir de 2024 começa a estar disponível, a conta gotas, a versão 4x4, a partir de US$ 79.990 (R$ 395 mil), motores que somam 600 cv, potência para acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 4,1 segundos e rebocar até 5 toneladas.

Também a partir do ano que vem a Tesla vai começar a vender a Cyberbeast que deverá chegar por US$ 99.990 (R$ 495 mil) com nada menos que 845 cv, o que é suficiente para acelerar mais rápido que um Porsche 911 atual, apenas a combustão, indo de 0 a 100 km/h em meros 2,6 segundos, diz a fabricante. Tem autonomia estimada em 514 km e a mesma capacidade de reboque da versão anterior.

Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck tem saídas de ar que saem de trás do painel e tela grande de 18,5 polegadas no centro
Imagem: Divulgação

Estas duas últimas versões serão equipadas com telas grandes, de 18,5 polegadas no centro do painel e outra de 9,4 polegadas para os passageiros dos bancos traseiros. No caso da versão 4x4 convencional, com um extensor de autonomia, a picape  elétrica poderá rodar até 756 km até a próxima recarga, diz a Tesla. Mas é um opcional e ocupa 1/3 da área da caçamba.

Entre outros detalhes interessantes do Tesla Cyberturck está a carroceria de liga de aço inoxidável de alta resistência, capaz de suportar tiros de calibre .45.  E os vidros também são espessos para isolar a cabine de barulhos e proteger os ocupantes. Os enormes pneus têm 35 polegadas de diâmetro e a picape tem vão livre do solo de insanos 42 centímetros, suspensão controlada eletronicamente nos quatro cantos e rodas traseiras esterçantes.

A lista de itens nada convencionais do Tesla Cybertruck continua com engates embutidos nos para-choque traseiros, abertura elétrica da tampa da caçamba. Agora resta saber se tudo isso e muito mais irá funcionar a contento na nova picape elétrica. E se a fabricante será capaz de aumentar o ritimo de produção sem perder qualidade, entre várias outras incertezas.

 

Tesla Cybertruck
Tesla Cybertruck tem tampa da caçamba com abertura elétrica, assim como a capota marítima, entre outros truques
Imagem: Divulgação

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Carlos Guimarães

Jornalista há mais de 20 anos, já acelerou várias novidades, mas não dispensa seu clássico no final de semana

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