Eu concordo com muitos leitores aqui do AUTOO a cada lançamento ou novo produto que chega às lojas muitas vezes com preços altos demais pelo que oferecem. Seja por questões tributárias, lucro das montadoras e uma série de questões, a realidade do mercado brasileiros está longe de contar com preços mais justos, digamos assim, como ocorre nos EUA e demais mercados desenvolvidos.

Avaliar a versão topo de linha do Ford EcoSport 2018, no caso a Titanium com motor 2.0 16V, nos requer olhar essa configuração mirando o que os demais SUVs compactos também ofertam em suas versões mais equipadas, que facilmente encostam (ou passam em alguns casos) dos R$ 100.000. Por esse aspecto, você começa a notar que o EcoSport Titanium é uma das compras mais interessantes dentro da categoria para quem não abre mão de muito conforto e tecnologia a bordo. Vamos aos números.

O Ford EcoSport Titanium 2018 chega às concessionárias com preço tabelado em R$ 93.990, valor até inferior ao que a Ford praticava para o EcoSport Titanium pré-facelift. Por esse preço, o EcoSport Titanium oferece, de longe, o melhor pacote de itens de série que você pode encontrar em um SUV compacto topo de linha. Direto da fábrica de Camaçari (BA) ele já sai equipado com teto solar, 7 airbags, faróis de xenon com acendimento automático, rodas de liga leve aro 17”, um bonito e bem executado revestimento interno de couro na cor bege clara (ou “Light Stone” como prefere a Ford), ar-condicionado automático digital, sistema de monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado, sensor de chuva e a ótima central multimídia Sync 3 com navegador, suporte aos sistemas Apple CarPlay e Android Auto e capaz de interagir com o motorista por meio de vários comandos por voz. A lista ainda contempla vários outros recursos, mas vamos reunir aqui apenas os principais.

Olhando para o segmento, o líder Honda HR-V não chega aos pés do EcoSport Titanium em termos de custo-benefício. A versão topo de linha do Honda quase posiciona o HR-V em um segmento acima e você precisa gastar alucinantes R$ 107.900 para estacionar um HR-V Touring na sua garagem (ou comprar um Jeep Compass Sport por R$ 107.990...). Como o HR-V Touring compensa a diferença de R$ 13.910 para o EcoSport Titanium? Oferecendo apenas faróis com iluminação por LED, amplo espaço interno e versatilidade e a reputação da marca Honda. Teto solar? 7 airbags? Monitoramento de ponto cego? Esqueça encontrar esses e muitos itens no Honda HR-V topo de linha, que até oferece 6 airbags, central multimídia também com navegador e câmera de ré e revestimento interno de couro, mas o preço torna-se caro demais!

Uma opção mais equilibrada do ponto de vista do custo-benefício e mais parelho com o EcoSport Titanium reside no Nissan Kicks SL, com preço sugerido de R$ 95.990. Nele você também encontra revestimento interno de couro (inclusive no painel e com a possibilidade de escolher entre três tonalidades diferentes dependendo da cor da carroceria) e diferenciais de tecnologia mais interessantes, como o sistema de monitoramento 360º ao redor do carro por meio de quatro câmeras instaladas no carro. O painel de instrumentos com tela digital de 7” também realça a modernidade do projeto do Kicks, que pode receber um interessante opcional de segurança que é o alerta de colisão com frenagem automática, o que eleva o preço do Nissan Kicks SL para R$ 98.390.

 
 
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
Ford EcoSport 2018
Ford EcoSport 2018
 
 

Mas se muita gente torceu o nariz para o fato do Kicks oferecer 114 cv oriundos de seu 1.6 16V (desde já salientamos que não concordamos com esse “preconceito” já que o Kicks é leve e concilia muito bem desempenho com baixo consumo), o time de marketing foi esperto e viu aí uma brecha para reforçar o apelo comercial do EcoSport Titanium: trouxe para baixo do capô do SUV o parrudo motor 2.0 com injeção direta presente na gama Focus. Com 176 cv, o EcoSport Titanium tornou-se o SUV compacto mais potente do segmento e busca, com isso, agradar os consumidores que dão mais valor para a ficha técnica. O consumo, por sua vez, cobra a conta da maior potência e o EcoSport Titanium não vai além de 8,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, o que lhe tende uma nota “B” dentro da catogoria segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. O Kicks, para você ter uma ideia, entrega 11,4 e 13,7 km/l, respectivamente, com o mesmo combustível.

Eliminando o problema do péssimo câmbio de dupla embreagem Powershift, presente no EcoSport até a linha 2017 e uma fonte inesgotável de problemas para muitos consumidores, a chegada da transmissão automática de 6 marchas para o EcoSport 2018 foi um alento. Ela trabalha muito bem com o 2.0 16V, sobretudo pela boa dose de torque disponível, e oferece engates suaves e até que rápidos para uma caixa do tipo. Só pelo fato dela ser mais robusta, de qualquer forma, já é uma certeza de tranquilidade.

Como a marca tornou-se uma referência em dirigibilidade graças ao bom acerto que sua equipe de engenharia confere aos seus carros desde os tempos da primeira geração do Focus, o Ford EcoSport traz um bom comportamento dinâmico, bem seguro e estável, coerente com a sua categoria e sem qualquer compromisso com a esportividade. De série você também conta com a segurança adicional dos controles de tração e estabilidade, algo importante em qualquer carro.

Se melhorou no custo-benefício, na transmissão e no motor, o espaço interno (ou a falta dele) ainda é um dos problemas que persistem no EcoSport Titanium 2018. Algo que só na próxima geração a Ford terá condições de resolver.

De qualquer forma, o caráter plenamente global que o Ford EcoSport atingiu a partir de agora, sendo oferecido até mesmo nos exigentes mercados dos EUA e Europa, fez com que o acabamento interno desse um salto exponencial em termos de qualidade, montagem e seleção dos materiais utilizados na cabine, sobretudo como observamos na versão Titanium.

Se você é solteiro (a) ou um casal sem filhos, talvez até me arrisco a dizer que vale a pena você fechar um pouco os olhos para o espaço traseiro mais restrito e o porta-malas não tão generoso assim, mas quando deslocar seu olhar para o painel agora com textura emborrachada, a imponente tela da central multimídia com suas 8” destacando-se centro do painel e o esmero com que os plásticos são moldados ou o couro é costurado, verá que o EcoSport Titanium pode ser o carro na medida certa.

Portanto, se para você seu próximo carro precisa ser muito equipado e você não abre mão de recursos de conforto, tecnologia e conectividade – e, obviamente, pode pagar por tudo isso – o EcoSport Titanium 2018 é a melhor escolha se você faz questão de um SUV compacto. Com um preço muito competitivo no segmento, a opção Titanium já responde por 25% das vendas do EcoSport 2018 e não é difícil de entender o motivo.

Ficha técnica

Ford EcoSport 2018 Titanium 2.0 16V flex automático 4p
Preço R$ 95.890 (11/2017)
Categoria SUV compacto
Vendas em 2017 28.002 unidades
Motor 4 cilindros, 1999 cm³
Potência 170 cv a 6500 rpm (gasolina)
Torque 20,6 kgfm a 4500 rpm
Dimensões Comprimento 4,269 m, largura 1,765 m, altura 1,693 m, entreeixos 2,519 m
Peso em ordem de marcha 1359 kg
Tanque de combustível 52 litros
Porta-malas 356 litros
Veja ficha completa

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo |