Teste: Mitsubishi Pajero Sport 2020

Modelo mostra, no uso diário, ser uma competente alternativa ao Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4
Mitsubishi Pajero Sport 2019

Mitsubishi Pajero Sport 2019 | Imagem: Divulgação

É um segmento de respeito. Seja pelo tamanho dos modelos ou a faixa de preço em que estão situados, os SUVs grandes 7 lugares com carroceria sobre chassi e motorização diesel são o objeto de desejo de muita gente e não é sem razão. Com conjuntos extremamente robustos e cabines amplas e confortáveis, eles são veículos para qualquer destino, pouco importando se ele está longe do asfalto.

Para um mercado com vias quase sempre em um estado de conservação longe do ideal, é fácil entender porque muita gente deseja estacionar um desses SUVs na garagem. O Toyota SW4, líder em vendas na categoria aqui no Brasil, vendeu de janeiro a julho deste ano 7.858 unidades, alcançando um ótimo volume médio de 1.122 unidades/mês. É um feito e tanto para um modelo que está longe de ser barato.

E é nesse contexto que a Mitsubishi, marca com larga experiência em utilitários e picapes, traz para o Brasil a nova geração do Pajero Sport.

Completamente renovado, o modelo segue a receita consagrada dos veículos do segmento, com chassi e um robusto sistema de tração 4x4 com reduzida. Por estar um pouco a frente dos concorrentes diretos em termos de projeto, o novo Pajero Sport 2020 chama a atenção pelo bom nível de tecnologia embarcada e o conforto que consegue entregar ao passageiros.

Ao volante, o Pajero Sport lembra bem o rodar do Chevrolet Trailblazer, portanto mais confortável que o Toyota SW4. Em termos de controle dinâmico, é claro que um modelo alto (1,80 m) e grande (4,78 m) como é o caso do Mitsubishi requer um cuidado maior ao dirigir, mas seu acerto dinâmico é elogiável para sua proposta. Ainda temos a presença dos controles de tração e estabilidade para corrigir quaisquer falhas e ainda a presença de 11 airbags na cabine, oferecendo uma proteção superior aos passageiros na terceira fileira de assentos.

 

Com preço tabelado em R$ 265.990, o Pajero Sport 2020 fica no meio do caminho entre o Toyota SW4 (R$ 279.990 na versão SRX Diamond) e o Chevrolet Trailblazer Premier 2.8 turbodiesel (R$ 235.990), mas o Mitsubishi oferece bem mais. Só nele encontramos o piloto automático adaptativo e o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, além dos já citados 11 airbags. O Chevrolet Trailblazer Premier até conta com o alerta de colisão, mas seu sistema não é capaz de parar o veículo. O Chevrolet, assim como o Mitsubishi, também oferece o alerta de pontos cegos nos retrovisores. Mesmo bem mais caro, o SW4 topo de linha só traz como diferenciais os faróis full-LED, também presentes no Pajero Sport, e fica devendo todos os assistentes de condução mais modernos.

A cabine do Pajero Sport também se vale do projeto mais recente para se destacar entre os rivais. A ergonomia é mais correta, privilegiando a central multimídia na parte superior do painel, e, assim como os rivais, oferecendo excelente espaço para os ocupantes. Claro que a terceira fileira de assentos não é muito amigável com passageiros mais altos em termos de área para as pernas, mas o Pajero Sport mostra um bom cuidado para quem vai viajar ali, com cintos de três pontos, apoio de braço, entre outras comodidades.

Notamos também um cuidado especial para o sistema de climatização, que é do tipo automático digital com duas zonas de atuação, mas conta com saídas dedicadas para a segunda e a terceira fileiras de assentos. O modelo ainda conta com rodas de liga leve aro 18”, como os rivais, mas só no Pajero Sport você encontrará o teto solar de série, um item importante para uma boa parcela do público que compra esses modelos. 

O porta-malas dos três SUVs citados aqui são excelentes, mas o Chevrolet Traiblazer destaca-se por oferecer um sistema bem melhor para a acomodação da terceira fileira de assentos, que fica recolhida no assoalho e permite que seu compartimento de bagagens acomode 554 litros. O SW4 (500 litros) e o Pajero Sport (502) praticamente empatam nesse quesito, sendo que o Toyota não agrada por deixar os bancos dobrados lateralmente no porta-malas, o que consome um bom espaço do compartimento.

Em termos mecânicos, o Pajero Sport 2020 também se sobressai em relação aos concorrentes em especial pela presença da transmissão automática de 8 marchas. O motor é o mesmo 2.4 turbodiesel que figura na picape L200 Triton Sport, entregando 190 cv e mais do que suficientes 43,9 kgfm de torque. Em termos de desempenho, os três SUVs citados aqui são equivalentes, registrando acelerações de 0 a 100 km/h na casa de 10,5 segundos, mas as duas marchas a mais que o Pajero Sport oferece em relação aos câmbios de SW4 e Trailblazer ajudam no consumo, com o Mitsubishi registando a melhor média dos três: cerca de 10 km/l na cidade e 11 km/l na estrada. Os números oficiais, contudo, são facilmente superados no uso cotidiano.

Para quem acha o visual traseiro do Pajero Sport exótico demais, saiba que a Mitsubishi já promoveu algumas alterações para mercados na Ásia, ainda sem previsão de estreia por aqui. No mais, o modelo agrada bastante em especial para quem deseja um veículo bem robusto.

Mais recente que grande parte dos concorrentes, o Pajero Sport traz um nível de equipamentos de tecnologia superior, é bem eficiente no que diz respeito ao conjunto mecânico e ainda entrega o bom espaço interno e versatilidade que se espera de um modelo da classe. Tudo isso somado ao comportamento dinâmico bem acertado e o preço competitivo para o segmento, temos no Mitsubishi uma das melhores escolhas no momento para quem deseja um SUV grande 7 lugares com motorização diesel. Considerando que o SW4 tem uma participação ímpar no segmento em especial por conta da força da marca aqui no Brasil, o novo Pajero Sport é um modelo que vale uma visita à concessionária da marca caso você esteja mais aberto a conhecer um forte concorrente para o Toyota. 

 
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
Mitsubishi Pajero Sport 2019
Mitsubishi Pajero Sport 2019
 
 

Ficha técnica

Mitsubishi Pajero Sport 2019 HPE 2.4 16V diesel automático 4x4 4p
Categoria SUV grande
Vendas acumuladas neste ano 1.804 unidades
Motor 4 cilindros, 2442 cm³
Potência 190 cv a 3500 rpm (diesel)
Torque 43,9 kgfm a 2500 rpm
Dimensões Comprimento 4,785 m, largura 1,815 m, altura 1,805 m, entreeixos 2,8 m
Peso em ordem de marcha 2040 kg
Tanque de combustível 68 litros
Porta-malas 255 litros
Veja ficha completa

Recomendados por AUTOO

Youtube
Nova Chevrolet Spin 2025

Nova Chevrolet Spin 2025

Minivan renovada quer fazer frente aos quase SUVs do mercado
Aviação
Argentina terá caças F-16

Argentina terá caças F-16

Jato supersônico é rival do Saab Gripen, da Força Aérea Brasileira. Veja quantos aviões nossos vizinhos compraram
AUTOO
Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Siga o AUTOO em nosso canal no WhatsApp

Acompanhe as notícias sobre automóveis do site de forma mais rápida e prática!

Tudo sobre o Mitsubishi Pajero Sport

Mitsubishi Pajero Sport