Quem acompanha o Autoo já ficou sabendo que a Fiat revelou os detalhes iniciais da linha 2020 da Toro em junho deste ano. Nesta semana, contudo, a fabricante reúne a imprensa especializada para o primeiro contato com o modelo e surpreendeu a todos ao revelar uma nova versão para a picape.

Trata-se da Toro Ultra, que chegará ao mercado no último trimestre do ano (novembro é uma boa aposta) apenas com motor 2.0 turbodiesel, câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4.

A grande novidade da versão Ultra será um interessante sistema de fechamento rígido para a caçamba, que permitirá acomodar objetos, malas, entre outros itens no compartimento de uma forma mais segura e protegida. Vale a pena destacar que a caçamba da Toro entrega uma capacidade volumétrica de 820 litros, número muito superior a vários SUVs. O porta-malas de um Jeep Compass, por exemplo, tem capacidade para 410 litros de bagagens.

A Fiat explicou que o sistema revelado nesta quarta-feira (10) ainda é um protótipo, mas ele já adianta o que poderemos esperar na Toro Ultra definitiva. De acordo com a fabricante, o fechamento rígido da caçamba garante uma vedação para água “muito superior” em relação à capota marítima, porém ele não se equivale ao nível de estanqueidade de um porta-malas convencional por uma questão de limitação da própria carroceria da picape. Mesmo assim, não deixa de ser uma novidade bem interessante para o modelo.

Chamado comercialmente de Dynamic Cover, o sistema de cobertura rígida está em desenvolvimento pela Mopar, o braço de personalização da Fiat Chrysler, e será exclusivo da Toro Ultra. O mecanismo pesa 26 kg e será feito de um compósito plástico. A abertura e o fechamento da tampa (que terá peso de 12 kg) são facilitados por meio de amortecedores e ela poderá ser retirada caso o dono da Toro Ultra queira carregar objetos maiores na caçamba. Caso seja feita de suporte, pode ser colocado um peso em torno de 50 kg acima da cobertura rígida.  

O preço da Toro Ultra será revelado apenas quando a nova versão chegar às concessionárias, mas segundo Rafael Filon, gerente de marketing de produto da FCA, o valor será próximo ao da atual Toro Ranch. “Vamos adotar uma estratégia em Y para as versões aspiracionais da Toro. A Ranch será voltada ao público do campo, enquanto a Ultra será destinada a clientes com foco no uso urbano”, explicou o executivo. A Toro Ranch 2020 estreou tabelada em R$ 159.990.

 
 
Fiat Toro 2020
 
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
 
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
 
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
 
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
 
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
 
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
 
Fiat Toro 2020
Fiat Toro 2020
 
 
César Tizo

O "Guru dos Carros", César Tizo se juntou ao time este ano e está à frente dos portais AUTOO e MOTOO. É o expert em aconselhar a compra de automóveis

César Tizo | http://www.jcceditorial.com.br/