Toyota adia abertura de fábrica nos EUA responsável por um inédito SUV da marca

Linha de montagem nos EUA feita em parceria com a Mazda teve inauguração postergada para 2021
Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York

Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York | Imagem: Divulgação

Anunciada em 2017, a nova fábrica da Toyota em parceria com a Mazda deveria ser inaugurada ainda em 2020. Deveria, pois o início das atividades nessa nova linha de montagem foi mais uma vítima da pandemia causada pelo novo coronavírus. Com o adiamento, a fábrica não deve entrar em operação antes do final de 2021.

A fábrica está situada no estado norte-americano do Alabama, na região metropolitana de Huntsville. Com capacidade para 300 mil unidades por ano, a unidade teria a produção dividida igualmente entre Mazda e Toyota. A primeira fabricaria sua linha de utilitários esportivos, enquanto a segunda daria início a um novo projeto de SUV com visual robusto. Uma possibilidade seria a Toyota cogitar a entrada no segmento de modelos como o Ford Bronco Sport, por exemplo. Apesar de ainda não confirmado, o representante da marca norte-americana deverá chegar ao mercado brasileiro.  

Esse projeto, até o momento, é chamado de "890B" pela Toyota. As duas empresas japonesas vão investir US$ 1,6 bilhão na nova fábrica, que pode gerar 4 mil empregos.   

Em comunicado oficial, as empresas afirmaram que “Em 9 de abril, informamos às autoridades do Alabama que a pandemia da Covid-19 está afetando nossa capacidade de manter cronogramas críticos de entrega de equipamentos, criando escassez de mão-de-obra e lentidão na construção”.

De acordo com o Automotive News, tal cronograma para o início das atividades teria sido postergado por cinco meses. No entanto, o comunicado emitido por Toyota e Mazda afirma que, “por consequência da pandemia, adiaremos o início da produção na fábrica da Toyota-Mazda para um período mais avançado em 2021”.

Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York
Acima o conceito FT-4X revelado em 2017 no Salão de Nova York: Toyota estaria de olho no segmento de SUVs mais robustos?
Imagem: Divulgação

Assine a newsletter semanal do AUTOO!